O Ministério Público Federal em Bento Gonçalves solicitou a extradição do italiano Carlo Mormile, encontrado nesta segunda-feira (15 de abril) pela Interpol, em Montevidéu (Uruguai), na companhia do filho menor de idade, Jhony Antonio, filho de mãe brasileira. O menino havia sido sequestrado por Carlo na semana passada, na cidade de Guaporé, onde vive a mãe do menor, Alessandra Spiller. Carlo pretendia viajar com o garoto para a Itália, embora não tivesse qualquer autorização para realizar a viagem.
Corre na Justiça Federal de Bento Gonçalves a ação de guarda do menor (processo nº 5003063-77.2012.404.7113), no qual há decisão liminar assegurando a guarda provisória à mãe do menor Jhony. O caso tramita na Justiça Federal em razão da aplicação de convenção internacional, sendo que o Ministério Público Federal participa do processo como fiscal da lei, a fim de assegurar a correta aplicação da lei e em prol da proteção do melhor interesse ao menor Jhony.
Com a extradição de Carlo para o Brasil, o Ministério Público Federal buscará a aplicação da pena de sequestro ao italiano detido no Uruguai, em processo criminal que será ajuizado perante a Justiça Federal brasileira.
Fonte: MPF/RS