A Procuradoria da República em Canoas sediou novamente uma reunião pública para debater a necessidade de reparos na passarela para pedestres localizada no quilômetro 424 da BR-386, no município de Nova Santa Rita.
A localização da mesma e detalhes acerca da segurança dos usuários da passarela foram debatidos, bem como o ângulo para a passagem de caminhões e ônibus no poste de luz do primeiro trevo e a iluminação sobre a passarela.
Participaram da reunião o procurador da República em Canoas Pedro Antônio Roso, representantes do DNIT, do DAER e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul. Representantes da Prefeitura de Nova Santa Rita, bem como vereadores do município, e representantes da AES-Sul também estiveram presentes.
A AES-Sul se comprometeu a realizar a troca dos postes de iluminação da passarela para uma melhor localização, aproveitando para trocar os atuais (de madeira) por outros mais seguros, de alvenaria. O DNIT informou que, por questões de segurança, irá remodelar a calçada para aumentar as pistas de acostamento e aceleração no local ? na saída de caminhões do bairro Pedreira.
Outras medidas foram anunciadas na reunião: as paradas de ônibus serão deslocadas para pontos abaixo da passarela, as passagens para pedestres entre as pistas da BR-386 serão fechadas e o DNIT estudará a possibilidade de colocar placas de sinalização ? no sentido interior-capital ? para que os motoristas reduzam a velocidade no trecho.
Roso ainda salientou que a colocação de postes de iluminação sobre a passarela bem como a melhora do gradil da mesma são questões que a população e os vereadores de Nova Santa Rita podem cobrar da prefeitura.
As partes envolvidas na reunião pediram prazos que variam de 45 a 60 dias para apresentar propostas para sanar os problemas.
Fonte: MPF/RS