MPF/RS

Acatando recurso do MPF, TRF da 4ª Região decide pela indisponibilidade de bens militares



As conclusões das investigações instauradas pelo Ministério Público Federal em Santa Rosa para apurar irregularidades ocorridas na gestão do Comando do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC), entre 2009 e 2010, levaram a Justiça Federal a determinar a indisponibilidade de bens e valores de quatro militares do Exército pela prática de 12 delitos.

Segundo o Procurador da República no município, Bruno Alexandre Gütschow, houve uma série de irregularidades: a venda de animais (bovinos, ovinos e suínos) pertencentes à administração pública federal e mantidos nas dependências da unidade militar sem licitação, o uso indevido de combustíveis para atividades da entidade particular denominada “Círculo Militar”, a cessão não-onerosa de recursos públicos materiais para fins privados e a aquisição de diversos materiais sem observância de procedimento licitatório.

Em primeira instância, o pedido liminar havia sido rejeitado pela Justiça Federal em Santa Rosa. A decisão do Tribunal Regional Federal da 4º Região determinou que os bens e valores dos envolvidos estão impedidos de serem transferidos por atos de alienação até o valor de R$ 83.295,15.

Além do bloqueio dos bens de todos os envolvidos, o Ministério Público Federal pede a condenação dos agentes pela prática de atos de improbidade administrativa e o ressarcimento do dano com os valores atualizados monetariamente e acrescido de juros legais. O órgão requer, também, a perda da função pública dos demandados, a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

Número da ação para consulta processual: 5003028-14.2012.404.7115

Fonte: MPF/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Acatando recurso do MPF, TRF da 4ª Região decide pela indisponibilidade de bens militares. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfrs/acatando-recurso-do-mpf-trf-da-4-regiao-decide-pela-indisponibilidade-de-bens-militares/ Acesso em: 05 jul. 2025