O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, acompanhou neste sábado, 25 de outubro, a última autenticação e validação dos sistemas que vão receber os dados das urnas de todo Brasil no segundo turno das eleições, que serão realizadas neste domingo (26). A cerimônia aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi conduzida pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Também participaram representantes de partidos políticos e da Ordem dos Advogados do Brasil.
O ministro Dias Toffoli explicou que a cerimônia teve o objetivo de conferir os sistemas que vão receber os dados das urnas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo país, mesmo procedimento realizado no primeiro turno. “Basicamente, o que aconteceu é a conferência dos sistemas entre o Tribunal Superior Eleitoral e os TREs”, concluiu.
A resolução 23.397 do TSE, artigo 40, estabelece que os softwares utilizados durante as eleições de 2014 devem ser conferidos e atestados na véspera dos pleitos, primeiro e segundo turno. Os sistemas conferidos foram desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e assinados digitalmente pela própria Corte e pelo Ministério Público, em cerimônia realizada no dia 4 de setembro.
Assim como no primeiro turno, os testes realizados foram divididos em três etapas. A primeira teve uma apresentação técnica dos scripts de comando, explicando o objetivo de cada um no processo de totalização das eleições.
Na segunda, o TSE autenticou instantaneamente os sistemas que já estão instalados em cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, na última etapa, as chaves geradas pelo Ministério Público e TSE, durante a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas, foram utilizadas para autenticar e validar os sistemas da Justiça Eleitoral.
Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
Tel: (61) 3105-6404/6408
Fonte: MPF