O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), quer que o Sistema Único de Saúde (SUS) inclua o medicamento de alto custo “Nexavar” na tabela de procedimentos quimioterápicos para os portadores de câncer no fígado no estado. O remédio custa mais de R$ 6 mil a caixa com 60 comprimidos.
Para tanto, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar a atual situação de oferta e de disponibilidade do medicamento em Goiás. Porém, o trabalho da PRDC para garantir o acesso da população aos tratamentos de saúde se intensificaram desde o começo deste ano. Por exemplo, na semana passada, o procurador da República Ailton Benedito de Souza já havia recomendado a inclusão do medicamento “Velcade” na lista do SUS, também utilizado no tratamento de câncer.
No atual inquérito, o MPF requisitou à Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informações e documentos, no prazo de dez dias, sobre a oferta e disponibilidade do “Nexavar” para portadores de câncer em Goiás.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Goiás
62 – 3243 5454 ou 5266
ascom@prgo.mpf.gov.br
Fonte: MPF
