MPF

MPF/GO atua para que Ministério da Saúde amplie vacinação contra gripe

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, expediu recomendação ao Ministério da Saúde para ampliar a faixa etária da população que recebe a vacina contra gripe. Atualmente, apenas idosos acima de 60 anos são imunizados pelo governo.

Para o procurador da República Ailton Benedito de Souza, o Programa Nacional de Imunização “deixa a maioria da população à margem da indispensável prevenção garantida pela vacinação”. Diante disso, o MPF recomenda que o Ministério da Saúde instaure processo administrativo para realizar estudos técnico-científicos relativos ao custo-efetividade de se ampliar as faixas etárias cobertas pela vacina contra a gripe (influenza).

O Ministério da Saúde tem 30 dias para acatar ou não a recomendação. Em concordância, deverá relatar as providências adotadas. Em seis meses, o órgão deverá encaminhar as conclusões do estudo sobre a viabilidade de ampliar a faixa etária para a vacinação.

“Apesar de sua recorrente frequência, ao contrário do que vulgarmente se pensa, a gripe é moléstia grave que pode ocasionar diversas complicações de saúde, inclusive óbitos”, alerta Ailton Benedito.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Goiás
62 – 3243 5454 ou 5266
ascom@prgo.mpf.gov.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/GO atua para que Ministério da Saúde amplie vacinação contra gripe. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-go-atua-para-que-ministerio-da-saude-amplie-vacinacao-contra-gripe/ Acesso em: 16 mar. 2026