A diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Lenora Beaurepaire Schwaitzer, falou na sexta-feira, 22 de novembro, sobre “A importância da biblioteca especializada em Direito à luz da bibliometria”, durante os trabalhos do II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).
Em sua apresentação, Lenora Beaurepaire identificou o contexto atual, conceituou o que é a bibliometria e seus objetivos. “A bibliometria recebe diversos conceitos. Um deles explica que é uma técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”, disse. Ela apontou ainda que o estudo bibliométrico oferece uma base para quem acha que a sua biblioteca esteja em risco. “A bibliometria explica como vocês podem fundamentar o pedido de novos livros, artigos e títulos. Além disso, dá toda a fundamentação teórica , não apenas para manutenção do próprio espaço de informação, mas também para essas aquisições”, apontou Lenora Beaurepaire.
O século XXI, segundo a secretária, trouxe novas formas de produção do conhecimento, avanços tecnológicos e maior autonomia para o usuário. “O futuro dos serviços de informação tradicionais dependerá de cada área, mas a realidade que foi apontada durante o encontro é imediata para muitas”, revelou. Lenora Beaurepaire mostrou ainda a importância de uma biblioteca especializada em Direito a partir de uma análise bibliométrica. De acordo com ela, o método também analisa a frequência de citações, tipo de material, idioma, origem geográfica, vida média da literatura e fator de penetração de revistas. De 158 artigos jurídicos avaliados por uma pesquisa bibliométrica feita pela secretária, apenas oito estão da web, o que equivale a 5,26% dos artigos e 1,39% das referências da web. “Por isso, eu digo, longa vida às bibliotecas especializadas em Direito, pois ainda é lá que se acham as principais informações”, disse.
O evento, que aconteceu entre os dias 20 a 22 de novembro no auditório do CJF, reuniu bibliotecários e profissionais da informação de toda a Justiça Federal. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar recursos, serviços e informações, bem como propor a atualização da base de dados bibliográfica e o desenvolvimento de ações de gestão do conhecimento e da informação. Além disso, o encontro auxiliou no planejamento e na execução das metas propostas para a área da Informação na Justiça Federal, no biênio de 2014-2016.
Fonte: CJF