Tomaram posse para segundo mandato os atuais conselheiros Jeferson Coelho, representante do Ministério Público do Trabalho; Jarbas Soares e Alessandro Tramujas, que ocupam duas das três vagas destinadas aos Ministérios Públicos Estaduais.
Já os conselheiros empossados para o primeiro mandato foram Antônio Pereira Duarte, representando o Ministério Publico Militar; Marcelo Ferra de Carvalho, na terceira vaga destinada aos MPs Estaduais; Cláudio Henrique Portela do Rêgo, como representante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Alexandre Berzosa Saliba, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Esdras Dantas de Souza, em uma das duas vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo o presidente do CNMP, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, o Ministério Público deve trabalhar pela união do órgão. “Já temos adversários externos suficientes. Por isso, devemos trabalhar permanentemente pela união de todo o Ministério Público brasileiro, devemos superar as diferenças, valorizar os pontos de convergência e trabalhar unidos pelo aprimoramento e pela construção de um MP em condições cada vez melhores de atender à sociedade brasileira.”
Adilson Gurgel discursou na solenidade, como conselheiro mais antigo. "O CNMP deixou de ser visto apenas como órgão de controle externo, para se tornar órgão de melhoria permanente do Ministério Público", disse. Citou o trabalho das comissões e projetos como o Planejamento Estratégico Nacional e o Portal da Transparência, entre outras iniciativas de integração e aperfeiçoamento.
Dos presidentes de associações do MP presentes estiveram o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Alencar Vital; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), Luciano Mattos; o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP), Alexandre Magno; o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Marcello Queiroz; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), Samir Tadeu; a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Shirley Fenzi; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo Lima, a vice-presidente da entidade; Daniela Varandas; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho; e o vice-presidente da ANPR; José Robalinho.
site%20geral.jpg)
Solenidade de posse dos conselheiros do CNMP
-%20cesar%20e%20marcelo%20site.jpg)
César Mattar Jr. cumprimenta o conselheiro Marcelo Ferra
-%20norma,%20jefferson%20e%20alexandre%20site.jpg)
Norma Cavalcanti, corregedor Jeferson Coelho e Alexandre Magno
Fonte: com informações do CNMP
Fonte: CONAMP
