O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou durante a comissão geral sobre o clima que, se os brasileiros querem ajudar a reverter os efeitos do aquecimento global, a responsabilidade pelas mudanças serão de cada indivíduo.
Para ele, as metas anunciadas pelo governo brasileiro são reflexo de uma mudança de comportamento em outros países, que fizeram com que as próprias empresas brasileiras pedissem ao governo que adotasse uma posição mais firme para a Convenção do Clima, em Copenhague.
O governo anunciou uma redução de até 38,9% nas emissões, mas Gabeira ressaltou que, por trás dos números, existe uma mudança da sociedade. Ele participa de um debate em plenário neste momento sobre as mudanças climáticas e as posições brasileiras na reunião mundial sobre o tema em Copenhague. “Na Suécia, já existe nas embalagens a emissão de carbono, para alimentos inclusive”, disse.
Já o deputado Paes Landim (PTB-PI) defendeu a inclusão da Caatinga e do Cerrado entre os biomas cuja preservação é considerada prioritária pela Constituição. Para ele, essa seria uma importante medida para levar a Copenhague, com a proteção desses biomas principalmente com ações que possam evitar a desertificação da região de Caatinga.
A presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), ressaltou a importância da aprovação da política nacional e do fundo sobre mudança climática na Câmara. Os dois projetos ainda estão sendo discutidos no Senado, mas ela garante que eles devem ser aprovados.
Ela lembrou que, no Senado dos Estados Unidos, o plano sobre redução de emissões está paralisado e pode não ser aprovado.
“Precisamos exigir dos países que comprometeram o planeta as metas de redução das emissões”, afirmou.
O debate já foi encerrado.
Leia mais:
Deputado pede cautela nas mudanças do Código Florestal
Entidade ambiental pede bloqueio de verbas de rodovias na Amazônia
Meta brasileira para redução de gases serve de exemplo, diz ONG
Marina Silva diz que meta de redução de gases precisa estar em lei
Setor siderúrgico quer reduzir impacto ambiental no País
Congresso deve cobrar cumprimento de meta sobre clima, diz senador
Política brasileira sobre clima tem boa repercussão, diz embaixador
Indústria precisa se comprometer com meio ambiente, diz consultor
Temer ressalta empenho da Câmara em discussões sobre clima
Comissão geral debate proposta brasileira na Conferência do Clima
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Wilson Silveira
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
