A comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública para discutir o controle e as barreiras alfandegárias na importação brasileira de produtos e alimentos com risco de contaminação pela radiação emanada do acidente nuclear de Fukushima.
A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Roberto de Lucena (PV-SP). De acordo com ele, notícias recentes indicam que atuns pescados no litoral da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentaram alto índice de contaminação por Césio 134, decorrente da radiação liberada pelo acidente nuclear de Fukushima, acendendo o alerta mundial para o perigo de contágio dos alimentos e da população.
O deputado cita matéria publicada pela Agência Reuters, segundo a qual a constatação dos cientistas é de que esse é um sinal de que peixes podem transportar substâncias radioativas pelo Pacífico mais rapidamente do que o vento ou o mar.
“Diante disso, e a despeito da distância do Brasil, não se pode olvidar dos riscos decorrentes da radiação. Para isso é importante que se faça um estudo detalhado com especialistas no assunto para refletirmos sobre o assunto e, no âmbito desta comissão, propor ações de prevenção e de proteção” conclui Lucena.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou novos critérios para importação de alimentos vindos do Japão. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União em abril do ano passado e começaram a valer para todos os produtos e matérias-primas fabricados desde março de 2012.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados
