Câmara

Comissão discute projeto sobre estrada no Parque Nacional do Iguaçu

A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 7123/10, do deputado Assis do Couto (PT-PR), realiza nesta terça-feira (25) audiência pública para discutir a proposta com os seguintes convidados:
– o professor e pesquisador Alex Bager;
– o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro;
– o presidente do Instituto Chinco Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Rômulo José Fernandes Barreto Mello.

Conforme o projeto, a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O trecho liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Este fator, segundo argumentam, poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 6.

Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão discute projeto sobre estrada no Parque Nacional do Iguaçu. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/comissao-discute-projeto-sobre-estrada-no-parque-nacional-do-iguacu-2/ Acesso em: 27 fev. 2026