
A Subcomissão Especial para Avaliar as Condições de Saúde do Trabalhador realiza na quinta-feira (25) audiência pública para discutir casos de intoxicação de trabalhadores por vazamento de cloro na fábrica da Braskem em Maceió (AL). A subcomissão é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família.
O debate foi sugerido pelo relator da subcomissão, deputado Dr. Aluizio (PV-RJ). Ele lembra que ocorreram dois vazamentos na fábrica, ambos no último mês de maio. O primeiro deles, em 21 de maio, teria resultado na intoxicação de 130 pessoas, principalmente crianças e idosos moradores do bairro onde está localizada a fábrica. O segundo vazamento, em 23 de maio, teria atingido cinco trabalhadores da empresa.
Dr. Aluízio afirma que, segunda nota divulgada pela Braskem em 31 de maio, os vazamentos foram eventos atípicos e encontram-se sanados. A empresa informou também que, nos últimos três anos, a unidade de Maceió recebeu mais de R$ 300 milhões em manutenção e investimentos em saúde, segurança e meio ambiente.
“Entretanto, notícias veiculadas pela imprensa, ainda no dia 31 de maio, dão conta de que o Ministério Público do Trabalho solicitou o fechamento da empresa por falta de segurança no trabalho”, diz o parlamentar.
Foram convidados para o debate representantes da Braskem, do Ministério Público do Trabalho de Alagoas e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió.
A audiência será realizada às 9h30, no Plenário 10.
Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados
