Câmara

Adiado debate sobre denúncia de reajustes indevidos de energia

A pedido da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Defesa ao Consumidor adiaram a audiência pública para esclarecimento das denúncias de que o sistema de distribuição de energia elétrica está cobrando valores acima dos efetivamente devidos pelos consumidores de energia elétrica no País.

O debate que ocorreria amanhã foi remarcado para 9 de dezembro, em horário e local a serem definidos.

Consulta pública
A solicitação de adiamento ocorreu porque na quinta-feira passada, a agência abriu uma consulta pública para ouvir as partes envolvidas – inclusive os órgãos de defesa do consumidor – sobre modificações no dispositivo contratual que permitiu a tarifação maior na energia elétrica e as formas de compensar o prejuízo ao consumidor. O prazo da consulta se encerrará em 27 de novembro, quando a Aneel recolherá as sugestões e as consolidará.

O pedido de transferência da audiência foi porque a Aneel pretende primeiro ouvir as partes, recolher sugestões e consolidá-las, para que possam ser apresentadas e discutidas na audiência.

Notícias relacionadas
Comissões debatem denúncias de reajustes indevidos de energia
Aneel buscará solução para valores cobrados a mais do consumidor
CPI vai mediar negociação entre Aneel e ministérios sobre tarifas
CPI das Tarifas de Energia sofreu atrasos da Aneel
Especialistas apontam lucro elevado de distribuidoras de energia
Distribuidoras: tarifas de luz sobem menos que a inflação

Da Redação/XX

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Adiado debate sobre denúncia de reajustes indevidos de energia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/adiado-debate-sobre-denuncia-de-reajustes-indevidos-de-energia/ Acesso em: 19 jan. 2026