Renata Brandão – Enviada especial
Costão do Santinho (SC) – O Juiz Antônio Veloso Peleja Junior, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), palestrou sobre o “CNJ e o Poder Judiciário” durante as atividades do V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), nesta sexta-feira (25).
O Magistrado falou também da história do judiciário, a criação do Juiz, a aposentadoria dos Magistrados, entre outros assuntos. “O CNJ é um tema bastante polêmico e o objetivo da palestra foi justamente demonstrar a origem, o motivo da criação, a finalidade e qual é a função desse conceito de Justiça. Temos que estudar essa atuação, se ela interfere na independência judicial, e em caso positivo, a própria sociedade tem que atuar prontamente na defesa dos Magistrados e da independência judicial”, afirmou.
Para o presidente da mesa, Juiz José Lucio Munhoz, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, o palestrante fez um relato histórico da atuação dos Conselhos Nacionais de Justiça não só do Brasil, como em muitos países do mundo. “Trouxe ideias a respeito do CNJ, estabeleceu as suas posições como aprimorar o CNJ naquilo que nos é mais caro a respeito da independência da Magistratura diante do CNJ”, disse.
Fonte: AMB