Nesta quinta-feira (8), o III Curso de Jurisdição e Psicanálise, promovido pela Escola Nacional da Magistratura e pela Universidade Federal do Paraná, teve a continuação de sua programação. O Diretor- Adjunto da Justiça Eleitoral da ENM, Luiz Márcio Pereira, esteve presente na capacitação que vai até a sexta-feira e está sendo realizada em Fortaleza(CE).
No início da manhã, a Professora Doutora da Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Jeanine Nicolazzi Philippi, ministrou a palestra “Profonações”. A segunda palestra teve como tema central o “Julgamento: De onde partir, para onde ir (alguns rumos)” e foi ministrada pelo Psicanalista, ex-Juiz de Direito no ES e Ex-professor da UFJF, Cyro Marcos da Silva.
O Juiz Luiz Márcio Pereira afirmou que o Professor Cyro abordou a postura do Juiz nos dias de hoje: “É importante a preservação da autoridade e de certas formalidades que fazem parte do processo. Além disso, houve um reflexão psicológica sobre as dificuldades dos juízes. O curso é muito promissor.”
Na parte da tarde, para encerrar as palestras do dia, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, Advogado e Professor Doutor Titular da Graduação e Pós-graduação da UFPR, falou sobre “Julgar sim, enxovalhar não”. Para o Diretor-Adjunto da Justiça Eleitoral, a palestra fez uma maior reflexão sobre a psicanálise e a atuação do Advogado e do exercício do Direito.
Fonte: AMB
