Débora Bazeggio
Com a intenção de reduzir o número de acidentes de trânsito e aumentar a conscientização dos motoristas e motociclistas, representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Movimento Brasileiro de Motociclistas (MBM) reuniram-se, na tarde desta sexta-feira (4), com o Coordenador Substituto da Coordenação de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Ricardo Carrijo.
A intenção do encontro foi apresentar o projeto “Movimento Moto Consciente” e formalizar uma parceria com o órgão para a participação no II Encontro de Motociclismo da AMB e do IX Brasília Moto Capital, a ser realizado em julho, em Brasília.
O Diretor-Adjunto para a Região Nordeste, Cid Peixoto, representou a AMB e citou a importância da conscientização e de um papel conjunto de várias instituições e da sociedade para o mesmo objetivo. “A AMB busca, como instituição, endossar um pacto pela segurança. Para que isso tenha realmente resultado, precisamos tomar uma atitude urgente e viabilizar um movimento nacional com esse objetivo comum”, afirmou o Magistrado.
O Presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas (MBM), Luiz Artur Cané, apresentou a campanha que é voltada principalmente ao uso responsável do capacete, à conspicuidade (a melhor visibilidade do motociclista), cuidados com óleo na pista e os temidos pontos cegos. “Hoje, nós entendemos que a necessidade de mudança de cultura do motociclista é fundamental. Nenhuma campanha vai ter sucesso se não conseguirmos fazer essa mudança de cultura”, opinou o Presidente do MBM.
A Assessora Jurídica dos projetos comuns da AMB e MBM, Nina dal Poggetto, esteve presente e destacou que o movimento é uma demanda social. “Demos um próximo passo para a realização de um projeto que é muito importante para a conscientização e a segurança do trânsito no Brasil”, afirmou a Advogada. O Coordenador do Denatran, Ricardo Carrijo, aplaudiu a iniciativa das instituições. “A ação é louvável”, afirmou.
Fonte: AMB
