Morena Pinheiro
O Curso de Mediação para Magistrados Aposentados entrou, nesta terça-feira (27), no seu segundo dia. Realizado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), o curso acontece na sede da AMB em Brasília até sexta-feira (30).
Durante o dia, os participantes conheceram os diferentes estágios do processo de mediação, inclusive a declaração de abertura que é a primeira fala do mediador diante das partes. O curso tem a preocupação de intercalar a teoria com a prática, após a exposição das professoras, os Magistrados foram estimulados a realizar uma das etapas do processo de mediação. “Nós fizemos uma dinâmica sobre a negociação para eles aprenderem a negociar e cada grupo chegou a uma conclusão diferente, foi muito interessante”, explicou a Juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Márcia Terezinha Gomes.
O Magistrado aposentado do Maranhão José Wilson reconheceu a iniciativa da ENM de oferecer capacitação para Juízes que não estão mais trabalhando. “É muito louvável para nós que estamos aposentados, porque muita gente crê que o aposentado não tem mais nada para fazer, não tem mais nada com que contribuir, e esse curso vai nos preparar para continuarmos colaborando com a Justiça”, afirmou José Wilson.
“Essa parceria, da experiência dos aposentados, aliando a técnica, as ferramentas e os instrumentos da mediação, certamente, vão fazer com que a Justiça no Brasil seja mais efetiva e melhor prestadora de um serviço de qualidade à população”, finalizou o Diretor-Presidente da Escola, Roberto Bacellar.
Fonte: AMB
