AMB

Fotos

Renata Brandão
No encontro com os Juízes da região agreste de Pernambuco, o Conselheiro Wellington Saraiva, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elogiou a Magistratura ao citar que desde a criação do CNJ, em 2007, até hoje 53 Juízes foram punidos. O evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Corregedoria de Justiça, aconteceu, nesta quinta-feira (4), e contou com a presença do Assessor da Presidência, Luiz Rocha, que representou o Presidente da AMB, Nelson Calandra, em Garanhuns, que fica a aproximadamente 250 quilômetros da capital Pernambucana.
 “Embora seja um número aparentemente alto, se compararmos com o número total de Juízes no Brasil, que são aproximadamente 16 mil, esse número representa 0,33 % dos Magistrados. Isso mostra que a maioria esmagadora dos Juízes é de profissionais dedicados que não cometem atos que caracterizam infração disciplinar”, disse o Conselheiro.
Outro assunto abordado foi a meta 18 do CNJ que trata de julgamento de crime contra administração pública e de ações por atos de improbidade administrativa. “A minha vinda aqui, em Garanhuns, foi para aumentar a conscientização dos Juízes sobre o julgamento desses processos de forma prioritária, por conta da importância social que essas matérias têm. É uma forma do Poder Judiciário mostrar que está sensível a demanda da sociedade contra a corrupção. A finalidade da meta é de que todos os processos distribuídos até 2011 sejam julgados até 2013”, ressaltou Saraiva.
Na sua palestra, o Conselheiro falou ainda da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) que conta com a participação da AMB e do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba). “O Conselheiro falou da experiência bem  sucedida da Enccla citando a AMB como integrante, e também que o Simba deveria ser utilizado pelos Magistrados ao invés de se requisitar por ofício. Ele apontou ainda  que o esforço da meta 18 não é destinado ao Judiciário, nem aos Magistrados e Conselheiros, mas sim um esforço profissional voltado em benefício à sociedade e da proteção do patrimônio público”, afirmou Luiz Rocha.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-303/ Acesso em: 22 fev. 2026