AMB

Fotos

Michel Medeiros
A Diretora-Adjunta da Secretaria da Justiça da Infância e da Juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Maria Roseli Guiessmann, participou da Reunião Ordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – (CDDPH), realizada nesta terça-feira (30), em Brasília. O encontro contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo.
Na pauta, a situação dos índios Guarani Kaiowá. De acordo com o líder da comunidade, Otoniel Ricardo, seu povo tem sido ameaçado de morte por pistoleiros contratados por fazendeiros. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região assegurou a permanência dos índios Guarani Kaiowá em uma fazenda localizada no município de Iguatemi, distante 466 Km da capital Campo Grande (MS).
A Diretora-Adjunta da AMB, Maria Roseli, destacou a necessidade de medidas imediatas a fim de solucionar o impasse. “Durante a reunião, as maiores reivindicações estão relacionadas a posse das terras, segurança, alimentação e saúde. São necessidades básicas de devem ser atendidas o quanto antes”, pontuou a Magistrada.
Também participaram do encontro, representantes da comunidade indígena e o Chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Eduardo da Cunha Oliveira.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-229/ Acesso em: 22 fev. 2026