AMB

Fotos

Michel Medeiros
A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou o nome do Ministro Teori Albino Zavascki, indicado pela Presidente Dilma Rousseff, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, acompanhou a sabatina realizada nesta quarta-feira (17), em Brasília.
Calandra elogiou a trajetória do Ministro e comemorou a chegada de mais um Magistrado de carreira à Suprema Corte Brasileira. “Teori Zavascki percorreu, com brilhantismo, todas as etapas da vida judicante antes de chegar ao STF. Magistrado do TRF do Rio Grande Sul e depois do STF, também tem uma importante passagem pelo meio acadêmico, como professor nas áreas do Direito Público e do Processo Civil”, destacou.
A Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil, destacou a escolha do Ministro como mais uma conquista para a Magistratura de carreira brasileira. “Zavaski vem do STJ e tem uma grande bagagem jurídica. Para nós, é motivo de orgulho tê-lo como integrante do STF. Temos certeza que é um homem técnico, que conhece muito a legislação brasileira e que, por certo, humanizará toda a aplicação do Direito. É um momento de festa para a Magistratura”, completou.
Teori Zavascki ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do Ministro Cezar Peluso, em agosto. O nome do Magistrado segue para apreciação pelo Plenário do Senado e, caso aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.
Aos 64 anos, Teori Albino Zavascki integra o Superior Tribunal de Justiça desde 2003. Doutor em Processo Eleitoral, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente leciona na Universidade de Brasília. Como escritor, publicou diversos livros jurídicos.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-225/ Acesso em: 22 fev. 2026