AMB

Fotos

Macapá (AP) – Pela terceira vez, Macapá recebe mais uma edição do encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. A solenidade de abertura realizada na noite desta quinta-feira (27), no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), contou com a presença dos Presidentes Nelson Calandra (AMB), Mário Gurtyev de Queiroz (TJAP), Marcus Faver (Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil), César Augusto Scapin (Associação dos Magistrados do Amapá), entre outras autoridades.“O Amapá é um Estado importante para o Brasil em termos de recursos minerais, de terras raras e estar, aqui, reunido com os Presidentes dos Tribunais é um momento de troca de experiências, de saber daquilo que se passa com a Magistratura amapaense”, ressaltou o Presidente da AMB.
Para Marcos Faver, o encontro realizado na 92º vez procura levar as suas reuniões a todos os Estados brasileiros. “É uma forma de preservar a federação e colher experiências que são palpáveis em cada Estado da federação. Isso porque é uma doce ilusão imaginar que alguns Estados maiores têm experiências ótimas ou boas para o funcionamento do judiciário, as experiências são colhidas às vezes nos pequenos Tribunais. É preciso que eles sintam que são importantes no contexto da federação, aqui, nessa região estamos comemorando no dia 5 de outubro, 21 anos da instalação do Tribunal do Estado do Amapá”, disse.
 O evento termina neste sábado (29) em Macapá. Na sexta-feira (28), as atividades começam às 9h.
Veja aqui o depoimento de alguns participantes:
“O Amapá é um Estado importante para o Brasil em termos de recursos minerais, de terras raras e estar, aqui, reunido com os Presidentes dos Tribunais é um momento de troca de experiências, de saber daquilo que se passa com a Magistratura amapaense”
Nelson Calandra – Presidente da AMB
“É uma forma de preservar a federação e colher experiências que são palpáveis em cada Estado da federação. Isso porque é uma doce ilusão imaginar que alguns Estados maiores têm experiências ótimas ou boas para o funcionamento do judiciário, as experiências são colhidas às vezes nos pequenos Tribunais”
Marcos Faver – Presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil
“Esse encontro me parece salutar uma vez que visa unificar o pensamento daqueles que têm obrigação de dirigir os Tribunais. Por enquanto, essa é uma tarefa que a gente vê só por Desembargadores, mas sabe-se que a AMB está se lançando francamente no sentido da democratização da administração dos tribunais”
Rui Guilherme de Vasconcellos Souza Filho – Vice-Presidente de Assuntos Ambientes
“Acredito que seja de grande importância para o Amapá que pelo menos é visto no cenário nacional. Tenho certeza que o encontro tirará conclusões e que levará o nome do Amapá para todo o Brasil”
César Augusto Scapin – Presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap)

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-215/ Acesso em: 22 fev. 2026