AMB

Fotos

Débora Bazeggio- Enviada Especial

RIO DE JANEIRO (RJ) – Magistrados do Rio de Janeiro conheceram, na noite desta segunda-feira  (24), uma das principais bandeiras defendidas pela AMB: A campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”. A ação foi apresentada na sede da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de janeiro pelo Coordenador da Justiça Estadual da AMB e Coordenador da Campanha, Walter Pereira. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, discursou sobre o tema que é uma luta defendida por ele há mais de 25 anos. O Diretor da Secretaria de Prerrogativas da AMB e Presidente da Amaerj, Claudio Dell´Orto, conduziu a apresentação.

“Essa é mais uma etapa da campanha das “Diretas Já” lançada numa associação que tem uma história importantíssima na política associativa brasileira, pois o estado do Rio de Janeiro carrega o registro de nascimento da AMB”, apontou Walter Pereira durante sua apresentação. O coordenador da campanha acredita ainda que o apoio do estado poderá alavancar o sucesso a aprovação das PECS no Congresso Nacional. “Estou satisfeito com a adesão e tenho certeza que o Presidente Claudio Dell´Orto, com sua diretoria, vai dar os encaminhamentos necessários junto aos Parlamentares locais para que tenhamos claramente postas as nossas ideias, e em breve aprovada uma das Propostas de Ementa a Constituição”, apontou.

O Presidente da AMB agradeceu o sucesso do lançamento que se deveu, segundo Calandra, a um trabalho conjunto da Amaerj, representada pelo Desembargador Claudio Dell´Orto, da Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil,e de todos os Magistrados que dedicaram esforços para a disseminação da ideia pelo País. “A Magistratura de 1º Grau deve participar do processo de escolha do Presidente, pois com isso o plano de gestão não será sublinhado apenas para o segundo grau. O que nós queremos é que haja democratização na escolha dos novos dirigentes. Não podemos ter apenas 17% da Magistratura elegendo os diretores, enquanto 83% ficam aliados ao processo de escolha”, defendeu o Presidente da AMB.

O Desembargador Claudio Dell´Orto mostrou que a campanha é uma forma de colocar o Juiz no seu papel de protagonista do Judiciário Brasileiro. “Não é possível que um membro de poder, que é o juiz, não tenha o direito de votar para a mesa diretora dos Tribunais. Essa votação é fundamental, inclusive para que as prioridades dos Tribunais sejam definidas. A partir do momento em que os Juízes puderem votar para os Presidentes de Tribunais, os Presidentes terão que atender as necessidades principalmente das comarcas do interior, das varas, dos juizados, enfim, tudo aquilo que é necessário no1º Grau de jurisdição”, concluiu.

Confira aqui o depoimento de alguns dos participantes do lançamento:

“A campanha significa o fortalecimento da própria democracia, porque a Magistratura se vê melhor representada, o grau de satisfação é melhor e isso reflete na população e na própria administração do Tribunal. Então é um momento importante, pois congrega os Magistrados de primeiro grau com os de segundo grau mostrando que o apoio vem dos dois segmentos”.
Renata Gil – Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB

“A ideia básica da campanha é prestar o melhor serviço à população. E como prestar o melhor serviço à população? Fazendo com que os presidentes de Tribunais tenham de apresentar propostas, planos e metas. Pois, com os Juízes votando, os Presidentes de Tribunal terão de apresentar propostas. Então, uma vez que ele tenha de planejar a sua gestão, e não mais uma eleição pequena, ele vai ter que apresentar planos para melhorar a justiça no Brasil e isso vai ser um grande benefício para a população”.
Roberto Bacellar – Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura

“O espírito “Diretas Já” vai democratizar o Poder Judiciário para que todos sejam ouvidos e dessa maneira seja construída uma justiça melhor. O Rio de Janeiro é um estado extremamente importante no país, então será um dos cabeças nessa campanha tão importante para a AMB”.
Thiago Massad – Secretário- Geral Adjunto

“É uma das principais campanhas da AMB que visa oxigenar a administração do Poder Judiciário e melhorar a própria relação do segundo grau e do primeiro, de forma a integrar ainda mais o Poder Judiciário. Eu tenho participado desde o primeiro evento de lançamento e espero que se difunda toda essa campanha pelo Brasil”.
Marcelo Piragibe – Vice-Diretor Presidente da ENM

“A gente tem percebido pelo Brasil afora que o 2º Grau tem tudo: infraestrutura, melhores condições e o 1º Grau não tem. A preocupação não vem meramente com o Juiz em si. A apreensão é que esse Juiz, por falta de infraestrutura, não possa prestar um serviço melhor para quem esta dependendo desse serviço, que é o jurisdicionado”.
Roberto Felinto – Conselheiro Fiscal da AMB

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-210/ Acesso em: 22 fev. 2026