Débora Bazeggio – Enviada especial
RIO DE JANEIRO (RJ) – O Conselheiro Fiscal da AMB, Roberto Luiz Felinto de Oliveira, foi homenageado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (24), por sua passagem pela presidência da Amaerj. Um retrato do Desembargador foi inaugurado na galeria de ex-presidentes, na sede da Associação. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, participou da cerimônia.
A Vice-Presidente de Recursos Humanos da AMB, Renata Gil, que é Juíza carioca e inaugurou o retrato junto com a esposa do Desembargador, disse que Felinto teve uma gestão espetacular à frente da Associação, que tem frutos colhidos até hoje. “Ele proporcionou muitos requerimentos à presidência do Tribunal que foram atendidos já numa gestão posterior.Além disso, o Roberto é uma pessoa extremamente afável, agradável e mostra como o movimento associativo deve se portar junto ao Magistrado. De forma cordial e amistosa. Esse é um momento importantíssimo para nós aqui no Rio de Janeiro”, disse.
O Juiz Ricardo Alberto Pereira, 1º secretário da Amaerj, fez o discurso de homenagem em nome da Associação e não poupou elogios ao Desembargador. “Na presidência da Amaerj, Felinto dedicou muito do seu tempo por nós. Ele foi um presidente extremamente atuante e desenvolveu um trabalho incessante, um trabalho de acreditar, de se empenhar, um trabalho que nos ensinou a importância do associativismo”, ressaltou Ricardo.
Em seu discurso, Felinto falou sobre igualdade. “Eu resolvi, no momento em que assumi a presidência da Amaerj, que não devíamos nos chamar pelos nossos cargos: Juiz ou Desembargador. Nós somos colegas e temos que nos tratar como iguais, porque se buscamos a igualdade temos que dar o exemplo”, lembrou o Magistrado. Para o Desembargador, a inauguração do retrato é uma forma da associação homenagear aqueles que fizeram esforço pelo interesse de todos os associados. “Eu me sinto muito satisfeito, porque é uma homenagem a todos que tiveram participação efetiva na associação”, concluiu.
Confira o depoimento de alguns Magistrados que participaram da cerimônia:
“O Felinto é unanimidade no Estado do Rio de Janeiro. Uma pessoa queridíssima, um conselheiro da AMB, um homem de todas as horas, um companheiro admirável. A inauguração de seu retrato eterniza para as gerações futuras um exemplo de Juiz. Um juiz calmo, tranquilo, responsável e extremamente fraterno. Pois acho que as relações humanas estão cimentadas, sobretudo, pelo companheirismo, lealdade e fraternidade”.
Nelson Calandra, Presidente da AMB
“Fico muito honrado em ter vindo para cá, fundamentalmente para homenagear esse grande líder da Magistratura que é um grande líder de toda a Magistratura brasileira”.
Roberto Bacellar – Diretor- Presidente da ENM
“É um exemplo de colega, um Juiz que prestigia a democracia e o associativismo. Desde que o conheci, ele nunca fez diferença entre Juiz, Desembargador, mais novo ou mais velho. O comportamento dele vai ao encontro, inclusive, do espírito Diretas Já, que visa democratizar todo o Poder Judiciário”.
Thiago Massad – Secretário-Adjunto
“É uma honra ter participado desse momento. O Felinto dentro da AMB é um dos pilares não só pela administração, mas pela ideia associativa. Alguém que, apesar de aposentado, é um contemporâneo de uma Magistratura moderna, de uma Magistratura funcional e tem muito a contribuir ainda. Essa justa homenagem é só a marca de um período do grande serviço que ele já prestou”.
Walter Pereira – Coordenador da Justiça Estadual da AMB
Fonte: AMB
