AMB

Curso de Segurança é encerrado com aulas práticas de primeiros socorros

Débora Bazeggio

O General Adhemar da Costa, Comandante-geral da 2ª Região Militar do Exército, encerrou na manhã desta sexta-feira (13), em São Paulo, o Curso de Segurança para Magistrados, numa parceria com a Escola Nacional da Magistratura e a AMB. Os Magistrados tiveram aulas práticas, primeiros socorros e outras atividades das quais alguns participaram como voluntários.
No início da manhã, os Magistrados tiveram uma palestra sobre ameaças a Juízes e outra sobre Sistemas de Inteligência. Para Marcos Daros, o Exército foi extremamente receptivo à Magistratura brasileira. “Foram fidalgos, hospitaleiros e muito competentes. Bons frutos foram colhidos nesse encontro”, afirmou. “Estamos acertando algumas questões, e a AMB irá se aproximar do Comando Militar para darmos continuidade a esse tema tão importante para a Magistratura”, endossou o Vice-Presidente.Para Alexandre Quintas, um dos Coordenadores do curso pela ENM e Juiz Auditor da Justiça Militar da União, o objetivo do curso foi alcançado, e esse é apenas o primeiro passo de um plano maior. “É um embrião que nós criamos atendendo a uma demanda da AMB. Nosso ideal é criar uma mentalidade de inteligência e de contrainteligência no Brasil. A parceria com o Exército é fundamental para que possamos alcançar um desejo de todos os Magistrados que é trabalhar com mais segurança”, afirmou.A Desembargadora Federal do Trabalho e Vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB, Lilian Mazzeu, acredita que os ensinamentos podem ajudar de maneira real na segurança dos Magistrados. “O curso abordou a parte prática de como devemos atuar dentro e fora dos fóruns para nossa segurança pessoal e de nossa família”, disse.
De acordo com Renata Gil, o curso apresentou aos Magistrados as técnicas de segurança de autoridades, as regras de inteligência e contrainteligencia, de modo que possam avaliar e aprimorar o sistema de segurança de dignatários dos Tribunais. “Com os conhecimentos adquiridos, eles poderão colaborar em protocolos de conduta, formação de novos modelos de segurança de magistrados, com ênfase para a inteligência”, avaliou, pontuando que a iniciativa é pioneira na AMB. “A partir daí, conseguiremos formular um diagnostico preliminar das  vulnerabilidades vivenciadas nos diversos Estados da federação”.
Além deles, participaram o Diretor-Presidente da ENM, Roberto Bacellar, e a Juíza Pryscilla Peixoto, do Amapá. 

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Curso de Segurança é encerrado com aulas práticas de primeiros socorros. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/curso-de-seguranca-e-encerrado-com-aulas-praticas-de-primeiros-socorros/ Acesso em: 07 jul. 2025