AMB

Com Calandra, Mato Grosso instala Escola da Magistratura

*Michel Medeiros

O Presidente da AMB, Nelson Calandra, participou da solenidade de instalação da Escola da Magistratura Mato-grossense, nesta terça-feira (27), em Cuiabá, capital do estado. Uma iniciativa da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), o evento contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rubens de Oliveira Santos Filho, do Deputado Estadual, Valtenir Pereira, de Magistrados locais e foi conduzido pelo Presidente da entidade, Agamenon Alcântara Moreno Júnior.

Para o Magistrado, a Escola da Magistratura Mato-grossense proporcionará capacitação, tanto para os associados quanto para o público externo, e retoma uma das diretrizes da Associação, no sentido de fomentar as discussões do Direito com a sociedade. “A formação profissional é essencial, assim como a interação da magistratura com os cidadãos”, declarou Agamenon.

A Escola tem como objetivo promover a aproximação e cooperação entre Magistrados, acadêmicos e sociedade civil, e irá propiciar meios para atualização, extensão, aperfeiçoamento e especialização aos Magistrados, Bacharéis e Acadêmicos de Direito, e de outras áreas. A Escola ainda fomentará a realização de cursos de preparação ao ingresso e exercício da Magistratura e de outros cargos do Poder Judiciário, além de seminários, encontros, simpósios, painéis e outras atividades culturais destinadas a aprimorar o ser e o profissional.

Calandra enalteceu a iniciativa e afirmou que a Escola será importante para motivar os jovens estudantes de Direito, e demonstrar a atuação dos Magistrados à sociedade. “Parabenizo a AMAM por esta ideia e vou propagá-la em outros Estados para que as Associações também possam implementá-la”, avaliou. O Presidente do TJMT, Rubens de Oliveira Santos Filho, endossou. “A proposta de levar os Juízes aos cursos de Direito, para compartilhar seu conhecimento e experiência, vai propiciar um entendimento melhor sobre a carreira”, ressaltou o Presidente da AMB.

A Escola será Dirigida pelo Desembargador Rui Ramos, que prevê para maio o início das atividades nas universidades, com palestras ministradas por magistrados aos acadêmicos. Assuntos como conciliação, tribunal do júri, justiça eleitoral, violência doméstica, improbidade administrativa, juizado especial, crime organizado e processo judicial eletrônico devem ser abordados. “É com satisfação que assumo a diretoria e acredito que será um instrumento importante para o aperfeiçoamento dos magistrados e do relacionamento com a sociedade”.

*Com informações da AMAM

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Com Calandra, Mato Grosso instala Escola da Magistratura. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/com-calandra-mato-grosso-instala-escola-da-magistratura/ Acesso em: 06 ago. 2025