Renata Brandão*
O Presidente da AMB, Nelson Calandra, recebeu do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o Colar do Mérito Judiciário, neste sábado (8), em comemoração ao Dia da Justiça. Na solenidade, o Tribunal homenageou personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense.As condecorações foram entregues pelo presidente do TJRJ, pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Antonio José Azevedo Pinto; e pelos 1º, 2º e 3º Vices-Presidentes, respectivamente, desembargadores Nametala Machado Jorge, Nascimento Antonio Póvoas Vaz e Antonio Eduardo Ferreira Duarte.Também estiveram presentes à solenidade os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Zveiter; a Diretora-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Leila Mariano; o Procurador-Geral de Justiça Cláudio Soares Lopes; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes; e o Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Claudio Dell´Orto, entre outras autoridades.
“O Dia da Justiça é de todos e de uma forma como nunca foi antes. O Brasil anseia, mais do que qualquer outra coisa, por Justiça”, declarou o Presidente do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Ele acrescentou que nunca houve tanta cobrança por uma sociedade realmente justa. “O caminho da transparência é irreversível. Aos tribunais só restamo aperfeiçoamento e a total integração à sociedade. E é isso que os Magistrados desejam, como também desejam respeito. É preciso que haja responsabilidade de todos. A convivência democrática e respeitosa é o alicerce da Justiça”, completou.
Além do Presidente Calandra receberam o Colar do Mérito Judiciário, os Ministros do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Bruno Dantas Nascimento; o arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles; a Juíza Ruby Del Carmen Ibarra Santana, do Tribunal de Justiça do Panamá; o Secretário de Estado de Fazenda, Renato Augusto Zagallo Villela dos Santos; o Deputado Estadual Paulo Sérgio Ramos Barbosa; o diretor executivo da Rio Ônibus, Enéas da Silva Bueno; os jornalistas Ancelmo Gois, Maurício Menezes, José Carlos Tedesco e Tiago Soares Santos Salles; os desembargadores Valéria Dacheux Nascimento, Denise Vaccari Machado Paes; Juarez Fernandes Folhes, Fernando Antonio de Almeida, José Roberto Portugal Compasso, Regina Lucia Passos, Lucia Helena do Passo, João Ziraldo Maia, Eduardo de Azevedo Paiva, Carlos Eduardo Freire Roboredo e Egas Moniz Barreto de Aragão Dáquer; os juízes Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, Cláudia Márcia Gonçalves Vidal, Carlos Augusto Borges, Alexandre Oliveira Camacho de França, Sandro Pitthan Espindola, Erica Batista de Castro e José Gandur Helayel Barucke; o advogado Marcelo Rossi Nobre e os servidores Ailton Leal Pereira, Sérgio Domingos da Cunha Bonato Júnior, Nelson José de Souza, Geraldo Aymoré de Araújo Gama Júnior e Hermes da Paixão, além do servidor terceirizado post mortem Elimar da Silva Felizardo, representado pela esposa Cláudia Márcia René Felizardo. O Colar do Mérito Judiciário foi instituído pela Resolução nº 14, de 2 de dezembro de 1974. De grau único, a condecoração é uma medalha tipo comenda, em metal dourado, esmaltada em azul e branco, tendo ao centro a insígnia do Estado do Rio de Janeiro com a inscrição “Tribunal de Justiça, ano de 1974”, a ser usada com fita azul e branca. A outorga do colar é realizada em solenidade do Tribunal de Justiça no dia 8 de dezembro de cada ano, quando se comemora o “Dia da Justiça”.*Com informações da Ascom/ TJRJ
Fonte: AMB
