O deputado Hamilton Pereira (PT) está organizando uma reunião para que os problemas da rodovia Raposo Tavares, no perímetro urbano de Sorocaba, sejam debatidos com a comunidade local, no próximo dia 21/6, às 19h, no auditório do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e Região.
O parlamentar está convidando o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e a Viaoeste para que participem do debate sobre Mobilidade Urbana, que está sendo organizado pela Liderança do PT da Assembleia Legislativa.
O debate em Sorocaba é parte de um ciclo, que teve seu primeiro encontro, no dia 28/5, na Assembleia Legislativa, e prossegue por mais sete regiões do Estado. ?Esses encontros têm o objetivo de discutir a mobilidade urbana e os transportes públicos com especialistas em planejamento urbano, transporte público, trânsito, cidadania e gestores públicos?, explica Hamilton. ?Será uma excelente oportunidade para que todos os problemas da rodovia sejam discutidos diretamente entre a comunidade e os técnicos?, completa.
A iniciativa do parlamentar se deu a partir da última manifestação da empresa concessionária Viaoeste, de que pretende diminuir a velocidade máxima de tráfego na via expressa da Raposo Tavares, entre os quilômetros 92 e 106. ?A ideia da concessionária é reduzir a velocidade de 110km/h para 100 km/h para veículos de passeio, e de 90 km/h dos caminhões para 80 km/h?, explica o deputado. ?Isso vai completamente contra o que a comunidade tem defendido, que é a ampliação do limite de velocidade das vias marginais nesse trecho, que hoje é de 60 km/h?, completa.
Para Hamilton, os problemas da Raposo Tavares no perímetro urbano de Sorocaba não se resumem à questão do limite de velocidade. ?Lá temos problemas de falta de áreas de aceleração e desaceleração, ausência de áreas de escape, paradas de ônibus, enfim, a impressão é de que houve sérias falhas de projeto nessa obra?, observa o deputado. ?Temos que trazer esses técnicos para que apresentem explicações mínimas e discutam com a comunidade local, que é a quem os serviços devem atender?, completa.
Dados da Polícia Rodoviária acusam a aplicação de 13.223 multas por excesso de velocidade no referido trecho, entre os meses de janeiro a março de 2012. O número é seis vezes maior que o do mesmo período do ano de 2011, quando foram aplicadas 2.100 autuações.
hpereira@al.sp.gov.br
O parlamentar está convidando o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e a Viaoeste para que participem do debate sobre Mobilidade Urbana, que está sendo organizado pela Liderança do PT da Assembleia Legislativa.
O debate em Sorocaba é parte de um ciclo, que teve seu primeiro encontro, no dia 28/5, na Assembleia Legislativa, e prossegue por mais sete regiões do Estado. ?Esses encontros têm o objetivo de discutir a mobilidade urbana e os transportes públicos com especialistas em planejamento urbano, transporte público, trânsito, cidadania e gestores públicos?, explica Hamilton. ?Será uma excelente oportunidade para que todos os problemas da rodovia sejam discutidos diretamente entre a comunidade e os técnicos?, completa.
A iniciativa do parlamentar se deu a partir da última manifestação da empresa concessionária Viaoeste, de que pretende diminuir a velocidade máxima de tráfego na via expressa da Raposo Tavares, entre os quilômetros 92 e 106. ?A ideia da concessionária é reduzir a velocidade de 110km/h para 100 km/h para veículos de passeio, e de 90 km/h dos caminhões para 80 km/h?, explica o deputado. ?Isso vai completamente contra o que a comunidade tem defendido, que é a ampliação do limite de velocidade das vias marginais nesse trecho, que hoje é de 60 km/h?, completa.
Para Hamilton, os problemas da Raposo Tavares no perímetro urbano de Sorocaba não se resumem à questão do limite de velocidade. ?Lá temos problemas de falta de áreas de aceleração e desaceleração, ausência de áreas de escape, paradas de ônibus, enfim, a impressão é de que houve sérias falhas de projeto nessa obra?, observa o deputado. ?Temos que trazer esses técnicos para que apresentem explicações mínimas e discutam com a comunidade local, que é a quem os serviços devem atender?, completa.
Dados da Polícia Rodoviária acusam a aplicação de 13.223 multas por excesso de velocidade no referido trecho, entre os meses de janeiro a março de 2012. O número é seis vezes maior que o do mesmo período do ano de 2011, quando foram aplicadas 2.100 autuações.
hpereira@al.sp.gov.br
Fonte: AL/SP