A comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa de São Paulo, sob a presidência de Chico Sardelli (PV), aprovou em 14/3 projetos de autoria do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), que cria planos municipais de esporte ” com o intuito de contribuir com o planejamento das cidades para a prática esportiva “, e cria um cadastro único de voluntários para a Copa do Mundo de 2014. Os PLs 510/2011 e 985/2011 foram justificados por Bigardi: “Há uma carência muito grande de planejamento para as atividades esportivas nas cidades, e é importante a participação de voluntários para o sucesso da Copa no Brasil”.
Seminário
A Comissão promoveu também de 10/4 a 13/4, o 2º Seminário Esporte e Saúde, que apresentou e debateu o desenvolvimento científico, cultural e didático para a área. O seminário foi aberto pelos deputados Alencar Santana e Enio Tatto, ambos do PT, e teve como público alvo os secretários municipais de esportes, professores e alunos de educação física, fisioterapeutas, agentes comunitários, gestores esportivos e esportistas. O seminário destacou o esporte como “promotor de inclusão social e uma chave para a construção da cidadania”, conforme declarou o deputado Edinho Silva (PT).
Também a medicina do esporte teve seu espaço no seminário. Abordada por especialistas, teve seu papel revisto, conforme o médico Gustavo Magliocca, que falou que o papel fundamental da medicina do esporte, atualmente, não é tratar lesões, mas evitá-las. “A terapia é o último papel do médico do esporte e o objetivo da medicina esportiva é facilitar o sucesso do atleta, com o atendimento de suas demandas físicas, desenvolvimento de seu potencial fisiológico e minimização de suas ausências em treinos e competições”.
Educação física desenvolvendo cidadãos
O presidente da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), lamentou que os governos não considerem o esporte um complemento da educação. “Tanto que em São Paulo a Secretaria da Educação não participa das atividades esportivas promovidas pela Secretaria de Esporte. Uma falha”, ponderou o professor. E continuou afirmando que a criança que pratica esporte com regularidade, independentemente da modalidade, e entende seus fundamentos, torna-se um ser humano mais sociável. Para tal, a qualidade do profissional de educação física é fundamental.
Torcidas organizadas
A Comissão de Assuntos Desportivos voltou, em 26/6, ao tema das torcidas organizadas como geradoras de violência dentro e fora dos estádios e aprovou o requerimento de autoria de Enio Tatto (PT) convidando representantes de torcidas organizadas, Federação Paulista de Futebol, Polícia Militar e Ministério Público para uma avaliação do acordo feito na Assembleia, em passado recente, quando as torcidas se comprometeram a evitar a violência. Na mesma data, a comissão aprovou ainda o PL 114/2012, de autoria de Pedro Bigardi, que amplia a abrangência do programa Bolsa Talento Esportivo ” criado com o objetivo de ajudar financeiramente atletas de alto rendimento, que praticam esportes olímpicos ou paraolímpicos “, para outras modalidades não olímpicas, como o jiu-jitsu e o futsal.
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Fonte: AL/SP

