A iniciativa é inédita e possibilitará a compostagem das 250 toneladas/mês hoje recebidas pela cooperativa de oito municípios da região nordeste do Estado numa instalação que vai permitir a transformação do lixo orgânico em adubo em até setenta dias, ou seja, diminuido em 50% o período de processamento atualmente feito em céu aberto. Com o investimento, mais municípios poderão ser atendidos e o volume de processamento do composto orgânico poderá ser superior as 500 toneladas/mês.
As tratativas para viabilizar o apoio do Governo do Estado se iniciaram ainda no final de 2011 quando o deputado Sossella e as lideranças da Coopercicla foram recebidos pelo secretário João Motta para discutir sobre a possibilidade desses investimentos por parte do Estado. O projeto recebeu apoio da assessoria superior do governador, da Secretaria de Apoio a Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e foi entregue pelo parlamentar e a Cooperativa ao governador Tarso Genro no dia 15 de fevereiro, durante o encontro de interiorização do governo Estadual em Lagoa Vermelha.
Uma reunião técnica entre os órgãos do governo irá encaminhar os últimos detalhes relacionados com as rubricas orçamentárias o que irá viablizar a formalização do convênio via Secretaria de Apoio a Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária.
Estiveram presentes na reunião o presidente da cooperativa, Cesar Bonatto, o gerente administrativo, Osmar da Rosa Vidal, o assessor de projetos da Coopercicla, João Pelissaro, o chefe de gabinete do secretário João Motta, Pedro Correa e o diretor de Finanças e Orçamento da Secretaria, José Maia, a assessora Maribel Kauffmann, da Secretaria de Apoio a Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, o empresário ibiaçaense Jandir Scchenatto e o coordenador regional do PDT e chefe de gabinete do deputado Gilmar Sossella, Artur Alexandre Souto.
Fonte: AL/RS
