Com o tema “Avançar nas mudanças com valorização do trabalho”, foi aberto nesta quinta-feira (23) o 3º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/RS), que acontece até amanhã, na Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), em Porto Alegre. “É um momento importante para a discussão da atual conjuntura brasileira e dos desafios que se apresentam para o movimento sindical”, afirma o deputado Heitor Schuch (PSB) que foi representado no ato pelo seu chefe de gabinete, Anselmo Piovesan.
O evento deve reunir nos dois dias mais de 300 delegados representantes de todos os sindicatos filiados à Central. Entre as palestras programadas estão a da economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Denise Lobato, que fará uma análise de conjuntura da CTB-RS, e do presidente da CTB-BA, Adílson Araújo, que abordará os principais desafios da Central. Nesta sexta-feira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, participa do congresso, abordando a “Intervenção sobre Movimento Sindical Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”.
O deputado Schuch destaca a trajetória de lutas do Movimento Sindical no Brasil que, mesmo enfrentando uma série de adversidades, sobreviveu e se fortaleceu, garantindo importantes conquistas para os trabalhadores. Ex-presidente da Fetag/RS, com uma militância de mais de 20 anos dentro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Schuch afirma que o desafio desse tipo de organização hoje é garantir a unicidade sindical de base, o respeito às federações e confederações, a liberdade e autonomia sindical, o fortalecimento da democracia interna e, acima de tudo, a capacidade de enfrentar as profundas transformações sociais que o mundo do trabalho está atravessando nos últimos tempos. “O objetivo deve ser a construção de um projeto social que valorize o ser humano, e assegure vida digna a todos os trabalhadores.”
Fonte: AL/RS