A deputada Maria Helena Sartori (PMDB) aproveitou a aprovação do projeto de lei que altera o efetivo da Brigada Militar, nesta terça-feira (27), para defender a aplicação do Piso para o magistério público estadual. Após destacar o justo merecimento dos bombeiros, que, conforme ela serão reenquadrados e poderão ter o reconhecimento pela tarefa que desempenham, rechaçou manifestações de deputados governistas que criticaram as cobranças do magistério pela aplicação do Piso Nacional. “Semana passada houve manifestações contrárias aos professores, acusados de ficarem chorando por serem contra o desenvolvimento do Estado. Porém, o desenvolvimento começa pela educação”, rebateu a peemedebista.
Maria Helena salientou que o respeito a quem trabalha na educação é a primeira atitude a ser adotada pelos governos se quiserem efetivamente o desenvolvimento do Estado, apontando a aprovação da Lei que dá 23% de reajuste aos professores. “Ouvindo a base, até parece que a categoria vai receber amanhã esse índice, quando a verdade não é essa. Foram 38 reais de reajuste para um básico de R$395 reais”.
A deputada lembrou as desculpas do atual governo para a não aplicação do Piso, justificando que as contas não permitem seu pagamento. No entanto, no início do ano, o governador Tarso anunciou, em todos os jornais, que havia dinheiro no orçamento. “Se tem dinheiro no orçamento, vamos cumprir o que está na lei nacional”.
Fonte: AL/RS