AL/RS

Parlamentares aprovam debate sobre hospitais regionais no Rio Grande do Sul

Os parlamentares integrantes da Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), aprovaram um parecer a projeto e três requerimentos de audiências públicas durante reunião ordinária nesta terça-feira (3). As audiências públicas aprovadas discutirão os temas da energia elétrica, sinal de telefonia móvel e hospitais regionais.

 

O presidente do órgão técnico destacou a importância do debate sobre os hospitais regionais no Rio Grande do Sul. O parlamentar salientou que em muitas comunidades do interior há a expectativa da construção desses hospitais, mas ainda não se conhece a posição do governo estadual sobre o tema. “Queremos saber do Estado qual é a estratégia prevista, quer seja fortalecer vários hospitais já existentes ou fazer um hospital regional”, cobrou Cassiá. Para o parlamentar o Estado deve colocar explicitamente para as comunidades qual é a sua intenção, sob pena de o tema ser utilizado eleitoralmente. Cassiá adiantou também que a Comissão de Assuntos Municipais defenderá a aplicação de 12% na saúde por parte dos governos federal e estaduais.

 

Aprovados


  • PL 212/2011
    Proponente: Poder Executivo
    Ementa: Autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS -, a transferir ao Município de Rodeio Bonito, a titularidade do segmento da Rodovia ERS-587.
  • Assunto: Audiência Pública para tratar da ampliação da oferta de energia elétrica no município de Sananduva.
    Proponente: deputado Aldacir Oliboni (PT)
    Local: Sananduva
  • Assunto: Audiência Pública para tratar dos problemas de sinal de telefonia móvel e banda larga ou mesmo na completa inexistência dos mesmos nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
    Proponente: deputado Cassiá Carpes mais oito parlamentares
    Local: ALRS
  • Assunto: Audiência Pública conjunta com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente para tratar dos hospitais regionais do Estado do Rio Grande do Sul
    Proponente: Deputado Cassiá Carpes mais dois parlamentares
    Local: a definir

Presenças
Participaram da reunião os deputados Marcelo Moraes (PTB), Álvaro Boessio (PMDB), Giovani Feltes (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Luis Lauermann (PT), Adolfo Brito (PP), Ernani Polo (PP), Pedro Pereira (PSDB) e Gilmar Sossella (PDT). 

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Parlamentares aprovam debate sobre hospitais regionais no Rio Grande do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/parlamentares-aprovam-debate-sobre-hospitais-regionais-no-rio-grande-do-sul/ Acesso em: 12 out. 2026