AL/RS

Nelsinho Metalúrgico participa de reunião sobre plano de carreira da Brigada Militar


Parlamentar preside a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia, que tem realizado encontros regionais para discutir uma carreira única para a corporação.

Proposta pelo vereador petista Xandão, a reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Guaíba na noite de 23 de maio e contou com a participação e contribuição dos policiais militares. Nelsinho Metalúrgico (PT) relatou os trabalhos da Subcomissão que trata do novo plano de carreira da Brigada Militar, onde já aconteceram várias reuniões e de onde foram colhidas sugestões para o ante-projeto de lei que está sendo construído pelas entidades da categoria e pelos parlamentares proponentes da subcomissão. Além de Nelsinho, a subcomissão é formada pelos deputados petistas Jeferson Fernandes, Altemir Tortelli e o petebista Ronaldo Santini.


Para Nelsinho, o novo plano deve permitir ao jovem soldado planejar sua ascensão na carreira dentro da corporação. O parlamentar alertou que para isso, é necessário alteração na legislação. “Além da legislação, precisamos alterar o curso de formação, o tempo das promoções, entre outros. Caso contrário, não haverá evolução da carreira como se pretende”, destacou. Para o deputado, o papel da Assembleia Legislativa é realizar o debate pelo estado e propor as alterações. “Buscamos o consenso para chamarmos o governo para a mesa de negociações.”, informou.


O presidente da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, Ubirajara Pereira Ramos, apresentou o esboço do ante-projeto de lei que as entidades da Brigada Militar estão produzindo, através das discussões que ocorreram até o momento. “A proposta está em construção, mas nossos propósitos são firmes: queremos que a Brigada seja única, não mais dividida em duas corporações, uma dos policiais de nível médio e outra dos de nível superior”, reafirmou Ubirajara.


Acompanhado pelas vereadoras Magda Boeira (PTB) e Cleusa Silveira (PMDB), o vereador Xandão lembrou que a discussão é fundamental para o RS e a sociedade deve estar junto nesta luta. “A Câmara de Guaíba estará presente e contribuirá neste debate. Já quero fazer outra reunião”, afirmou o vereador. O encontro teve a participação de representantes das entidades ligadas aos praças da BM e da comunidade guaibense.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Nelsinho Metalúrgico participa de reunião sobre plano de carreira da Brigada Militar. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/nelsinho-metalurgico-participa-de-reuniao-sobre-plano-de-carreira-da-brigada-militar/ Acesso em: 06 ago. 2025