Em aparte ao Grande Expediente proposto pelo deputado Luciano Azevedo (PPS) “A Bicicleta como Alternativa Real de Transporte Público”, o deputado Marco Alba (PMDB) cobrou maior respeito e valorização aos ciclistas. Em seu pronunciamento, Alba ressaltou que o uso de bicicletas deve ser amplamente discutido como meio de transporte nos grandes centros urbanos por ser o veículo mais enraizado e integrado ao cotidiano do trabalhador.
Conforme ele, a pressa do dia-a-dia privilegia o uso de automóveis, reforçando uma cultura de desrespeito aos ciclistas. “Quanto mais se aprofunda o tema, mais a sociedade ganha. Temos que fomentar discussões para romper barreiras e para que haja maior respeito aos ciclistas”, afirmou.
Marco Alba lembrou que o PL 10/2012 de sua autoria que tramita no Parlamento, pretende instituir o dia 25 de fevereiro como o Dia Estadual de Respeito aos Ciclistas. “A data foi escolhida para ser o Dia Estadual do Respeito ao Ciclista em razão do incidente de repercussão nacional que, em 2011, ocasionou o atropelamento de diversos ciclistas em Porto Alegre durante passeio organizado pelo grupo Massa Critica”.
Fonte: AL/RS
