O deputado Marcelo Moraes (PTB) participou, nesta sexta-feira (08), de audiência pública conjunta das Comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais, que debateu a implementação da Ferrovia Norte-Sul no Estado e a sua interligação ao Mercosul e ao projetado Corredor Bioceânico. O encontro encerrou um ciclo de audiências realizadas em vários municípios.
O parlamentar defendeu o traçado da ferrovia e destacou a importância de ele passar pela região central do Rio Grande do Sul, para facilitar a logística no escoamento da safra do Interior, aliada à redução de custos. O trabalhista reiterou ainda que a ferrovia vai ligar os dois lados do Estado, contemplando os Vales do Rio Pardo e do Taquari. Segundo Moraes, esse traçado vai beneficiar um grande número de municípios que concentram as produções de tabaco, carne, grãos e outros produtos destinados à exportação. “Na colheita do fumo são 25 mil contêineres que saem da região até o Porto de Rio Grande, em trens com cerca de cem vagões. Com 250 viagens escoaríamos a produção, desafogando, assim, as nossas rodovias”, destacou Moraes.
O deputado sugeriu ainda que o lote gaúcho sofra uma alteração no nome, passando a ser denominado Ferrovia Sul-Norte, começando a construção pelo Porto de Rio Grande, em direção ao norte do Estado. A audiência contou com a presença de prefeitos e vereadores de vários municípios, além de representantes de entidades ligadas ao assunto.
* com informações de André Noronha de Oliveira
Fonte: AL/RS