AL/RS

Edson Brum: ?governo vai na contramão do fortalecimento no ensino técnico?



A possibilidade de extinção da Suepro (Superintendência da Educação Profissional) mostra “que o governo gaúcho está na contramão do novo momento que o ensino técnico está vivendo no Brasil”.  Opinião neste sentido é do deputado Edson Brum (PMDB), que durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa, apelou ao secretário estadual e Educação, José Clóvis Azevedo, que seja revista a ideia de eliminar a Superintendência. “O grande diferencial do Governo Dilma/Temer está exatamente no investimentos na formação através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), que irá beneficiar mais de três milhões de jovens”, destacou o deputado, para quem a extinção da Suepro coloca em risco as melhorias previstas nas instituições de formação profissional, incluindo as escolas agrícolas.

 

Edson Brum observou que a economia de potências mundiais como os Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Coreia do Sul tem como base o ensino técnico. “O Brasil despertou para este tema agora, por isso que entendemos que o Governo Tarso irá na contramão se insistir nesta ideia”, reforçou.  O deputado destacou, também, que “com muito esforço das nossas escolas”, houve uma uma expansão da formação profissionalizante no RS desde a criação da Suepro, mesmo com um aporte de recursos muito aquém das necessidades.

 

Alertou ainda que uma eventual extinção depender da aprovação de uma nova Lei na Assembleia. Porém, ele apontou  para a necessidade de maior debate com professores, estudantes e os pais, uma vez ”que neste governo  não existe diálogo, mas apenas imposição da sua vontade”. 

 

Estão sob responsabilidade da Suepro investimentos na ordem de R$ 54 milhões de convênios firmados ainda no governo passado com o Pronatec. O secretário estadual argumentou que a extinção da Superintendência representa uma estratégia de gestão da pasta, a partir de uma integração da educação geral com a área técnica. Além de Clóvis Azevedo, a audiência pública organizada pala Comissão de Educação contou com a presença do titular da Suepro, superintendente Pedro Luiz Maboni, assim como representantes da Associação dos Diretores das Escolas Técnicas do RS.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Edson Brum: ?governo vai na contramão do fortalecimento no ensino técnico?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/edson-brum-governo-vai-na-contramao-do-fortalecimento-no-ensino-tecnico/ Acesso em: 20 nov. 2025