Antiga reivindicação de Ijuí, o alargamento da pista do aeroporto mobilizou expressiva representação regional na tarde de quarta-feira (28), para audiência com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Por solicitação do deputado Gerson Burmann (PDT), o encontro das lideranças do Noroeste Colonial oportunizou a confirmação da realização das obras.
A audiência permitiu a exposição da antiga reivindicação pelo prefeito, Fioravante Ballin, aos secretários de Estado da Infraestruturua e Logística, Beto Albuquerque, ao Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, do Planejamento, João Motta, e do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta.
Com os recursos em torno de R$ 1 milhão assegurados para as melhorias do aeroporto, o governador Tarso Genro reafirmou à comunidade regional o compromisso assumido na interiorização em Ijuí, ano passado. Dessa forma, será possível a realização do alargamento da pista e faixa de pouso, implantação de Seção Contra Incêndio e contratação de projeto para a implantação de voo por instrumentos. O deputado Gerson Burmann destacou o empenho pela melhoria do aeroporto, “o que possibilitará que em 2013 possamos receber aviões de pequeno porte”, afirmou. Com o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, o deputado Gerson Burmann e os líderes regionais detalharam questões técnicas de obras rodoviárias, como a necessidade de melhoramentos entre Ijuí e Catuípe.
Da audiência participou expressiva representação local e regional: o reitor da Unijuí, Martinho Kelm; o prefeito de Panambi, Miguel Schmidt Primm; o prefeito de Nova Ramada, Elton Rehfeld; o deputado Jeferson Fernandes (PT); o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Sérgio Allebrandt; o vice-prefeito de Ijuí, Ubirajara Teixeira; e a coordenadora de educação da 36ª região, Rosmari Marondin Gobo.
Fonte: AL/RS