A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai realizar, na próxima terça-feira (12), reunião de audiência pública para “debater a implantação compulsória do Ensino Médio Politécnico e a avaliação emancipatória, bem como as repercussões na qualidade de ensino da rede pública estadual”. A proposição é da deputada Maria Helena Sartori, líder da Bancada do PMDB e seu colega de partido, Gilberto Capoani.
Conforme Maria Helena, “precisamos ampliar a discussão sobre a implantação do ensino politécnico no Rio Grande do Sul, haja vista a preocupação já demonstrada em diversas manifestações públicas por alunos e professores da rede estadual sobre este modelo de ensino”. Implantado em 2012 no Estado, o ensino politécnico tem sido alvo de críticas desde então.
Os estudantes pedem mudança na sua aplicação ou o fim do ensino politécnico. As principais reivindicações são a respeito da falta de preparação dos professores e também das escolas, para a implantação das mudanças necessárias que este sistema propõe.
Maria Helena lembra que os alunos estão preocupados pelo fato de o ensino politécnico prever a substituição de 12 horas semanais de aulas das disciplinas básicas, por 12 horas de seminário integrado, “com a perda de horas/aulas importantes para a capacitação dos alunos”.
Foram convidados para a audiência pública, a Secretaria e Conselho Estaduais de Educação, União Estadual dos Estudantes, CPERS-Sindicato, ACPM-Federação, diretores, professores e alunos das escolas de ensino médio, além de entidades ligadas ao setor.
A audiência pública será realizada no Auditório Dante Barone da AL, a partir das 9h30.
*Com informações de Otaviano Fonseca
Fonte: AL/RS