Municípios do Estado foram homenageados por seus investimentos
A deputada estadual Ana Affonso (PT) fez o lançamento do relatório da Subcomissão de Educação Infantil no RS na tarde desta quinta-feira (29), durante seu Grande Expediente na Assembleia Legislativa (AL). Ligada à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL, os trabalhos percorreram nove cidades localizadas em regiões estratégicas do Estado em 2011. Integra o relatório, a contribuição do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, entre outros números alarmantes, aponta que 136 municípios do Rio Grande do Sul não contam com creches. E foi justamente para dar visibilidade para aqueles que fazem sua parte e contribuem por uma educação infantil melhor, que Ana fez um reconhecimento público às 19 cidades que se destacaram conforme o TCE.
Segundo dados do TCE, de 2006 a 2010, as dez cidades que mais investiram em educação infantil foram, respectivamente, Sapiranga, Ivoti, Lajeado, Canela, Vera Cruz, Montenegro, Estrela, Feliz, Araricá e Ijuí. Ainda segundo o TCE, os dez que obtiveram o maior incremento em investimentos para a área foram: Arroio dos Ratos, Santana do Livramento, Candiota, Alpestre, Salto do Jacuí, Viadutos, Capão do Leão, Estância Velha, Ivoti e São Leopoldo. “Grande parte das vezes os municípios são lembrados por suas listas de espera. Então é mais do que justo reconhecermos publicamente as cidades que têm se esforçado e estão fazendo a diferença”, disse ela, que entregou certificados aos representantes dos municípios.
FRENTE MISTA PELA EDUCAÇÃO INFANTIL INICIA TRABALHOS
Ana Affonso também destacou o início dos trabalhos da Frente Mista pela Educação Infantil no RS. Visando manter a visibilidade e propor iniciativas a médio e longo prazo para o setor, a Frente, sob sua coordenação, fará caravanas regionais a partir de abril, a fim de mobilizar as regiões. “A política de educação infantil no Brasil é recente e antes era tratada como política de assistência social. Consideramos que este é um momento de transformação, principalmente após o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, disse Ana, lembrando que uma dos maiores desafios é pela ampliação das vagas para crianças entre zero e três anos. “Espero que o Plano Nacional de Educação seja mais ousado para a Educação Infantil na próxima década”, falou a parlamentar, que é autora do projeto de lei que intitula o dia 12 de outubro como o Dia Estadual da Luta pela Educação Infantil.
Fonte: AL/RS