Na sexta-feira (22/6/12), a partir das 8h30, Uberlândia (Triângulo) recebe o Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito, com atividades até as 17 horas. O encontro, que é o sexto de uma série de nove que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove, será realizado no Auditório 3Q da Universidade Federal de Uberlândia, na Avenida João Naves de Avelar, 212, no bairro Santa Mônica.
O ciclo de debates é fruto da parceria da ALMG com mais de 50 entidades envolvidas com a questão do trânsito e conta com cinco comissões permanentes engajadas na sua realização: de Segurança Pública; de Saúde; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Educação, Ciência e Tecnologia; e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.
As inscrições podem ser feitas pela internet, até as 18 horas do dia 20/6/12, ou no próprio local do evento, no dia de sua realização. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (31) 2108-7800, das 7h30 às 19 horas. Durante todo o ciclo de debates, os participantes poderão apresentar por escrito sugestões e propostas relacionadas ao tema.
O Ciclo de Debates Siga Vivo tem cinco objetivos principais: difundir a realidade da violência no trânsito; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos para a adoção de medidas visando à redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.
Além de Uberlândia, ainda estão previstos encontros em Juiz de Fora (Zona da Mata), em 25/6; Ibiá (Alto Paranaíba), em 26/6; Divinópolis (Centro-Oeste), em 28/6; e Belo Horizonte, na Assembleia, em 5/7. Até agora, já foram realizados encontros em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Governador Valadares (Rio Doce), Poços de Caldas (Sul) e Montes Claros (Norte).
Segue abaixo a programação completa do encontro regional de Uberlândia:
8h30 – Credenciamento
9 horas – Abertura
9h30 – Painel: Realidade da Violência no Trânsito e do Atendimento às Vítimas de Acidentes
11 horas – Debates
12 horas – Intervalo
14 horas – Mesa Redonda: Por uma Maior Segurança no Trânsito
16 horas – Debates
17 horas – Encerramento
Fonte: AL/MG