O jornal Edição do Brasil foi homenageado, nesta segunda-feira (25/6/12), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelos 30 anos de sua fundação. A trajetória da publicação foi lembrada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), que discursou em nome dos outros dois autores do requerimento para a homenagem, deputados Doutor Viana (DEM) e João Vítor Xavier (PRP).
Arlen Santiago lembrou que o Edição do Brasil, já no início de sua existência, declarou apoio ao movimento das Diretas Já e, posteriormente, à candidatura de Tancredo Neves à presidência da República. “Para os que estranham o apoio do jornal a uma candidatura, lembro que o compromisso foi com ideias, não com pessoas”, enfatizou o deputado.
Os autores do requerimento acompanharam o 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo (PTB), na entrega de uma placa comemorativa ao diretor do jornal, jornalista Eujácio Antônio Silva. A placa traz um texto que lembra a criação do periódico, em junho de 1982, e registra a imparcialidade de seu trabalho. Dilzon Melo, que representou o presidente Dinis Pinheiro (PSDB) na solenidade, afirmou que, nestes 30 anos, o Edição do Brasil consolidou sua posição junto aos formadores de opinião em Minas Gerais, sem esquecer de defender os interesses dos que não têm voz.
Eujácio Silva, em seu pronunciamento, lembrou algumas das primeiras manchetes do jornal, como a de 1º de junho de 1982: “Tancredo preocupado com a dívida de Minas”. O jornalista traçou um paralelo entre aqueles tempos e a atual preocupação das autoridades mineiras com a crescente dívida do Estado com a União. “Hoje, o presidente desta Casa, Dinis Pinheiro, comanda uma cruzada para a revisão desta dívida”, lembrou Eujácio, citando um assunto que foi manchete do jornal há apenas dez dias. De acordo com seu diretor, o Edição do Brasil circula hoje em 50 municípios mineiros e acaba de lançar sua versão eletrônica, que pode ser conferida no endereço: www.jornaledicaodobrasil.com.br.
Troféu – A homenagem ao Edição do Brasil foi precedida pela entrega do troféu Tancredo Neves, concedido pelo jornal a personalidades do cenário político, econômico e cultural de Minas Gerais. A premiação ocorre há 25 anos e desta vez aconteceu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Os troféus foram entregues pelo jornalista Eujácio Silva e pelo deputado Dilzon Melo. Um dos agraciados foi o diretor-geral da ALMG, Eduardo Moreira.
Falando em nome dos agraciados, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, ressaltou a importância da imprensa para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e justa. Outras personalidades homenageadas pelo jornal foram o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, Iraci Cunha; o deputado federal Ademir Camilo (PSD-MG); os prefeitos de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto; de Extrema, Luiz Carlos Bergamin; e de Lagoa Santa, Rogério Avelar; o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; o presidente da ACMinas, Roberto Fagundes; e o jornalista Márcio Dotti.
Fonte: AL/MG