Para conhecer a realidade local e debater políticas públicas voltadas à redução do consumo da droga, a Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (18/6/12), audiência pública em Almenara (Jequitinhonha). Solicitada pelo deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), a reunião está marcada para as 10 horas na Câmara Municipal (Praça Dr. Hélio Rocha Guimarães, 28).
De acordo com o deputado, tem-se registrado, no município e região, crescentes índices de consumo do crack, aumentando consideravelmente o contingente de usuários e de dependentes químicos. “Vamos debater junto às autoridades locais medidas que possam reduzir esses números e que propiciem a construção de uma rede de prevenção efetiva. Por se tratar de uma droga com características específicas, como baixo preço e alto poder destrutivo e viciante, o crack exige métodos específicos para o tratamento e para o combate ao tráfico”, ressaltou o parlamentar.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência pública a prefeita municipal de Almenara, Fabiany Ferraz Gil Figueiredo; o vereador Reinaldo Souza Rocha; o tenente-coronel da Polícia Militar Romildo Scheffer; a delegada regional da Polícia Civil de Almenara, Iara de Fátima Luiz Gomes; o delegado-chefe de Polícia Federal em Governador Valadares, Cristiano Jomar Costa Campidelli; o assessor diocesano da Pastoral da Sobriedade de Almenara, David Moreira; e o presidente do Conselho Municipal Antidrogas em Almenara e sargento da Polícia Militar, Marcos Silva e o psiquiatra Júlio Mares.
Marcha contra o crack – Além das audiências, debates e visitas já realizadas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai promover, na Capital, uma marcha com o objetivo de mobilizar os cidadãos para o combate ao crack e a outras drogas. O ato público será realizado no dia 23 de junho, a partir das 9 horas, com concentração em frente ao Colégio Estadual Central (Rua Fernandes Tourinho, 1.020, Lourdes). Os participantes irão caminhar até a Praça da Assembleia, onde haverá diversas atrações. O evento, que conta com a parceria do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte, deverá reunir diferentes segmentos da sociedade civil.
Fonte: AL/MG