A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (5/6/12), requerimentos para discutir o avanço da criminalidade e propostas de ampliação do efetivo de policiais em cidades mineiras. As reuniões foram solicitadas pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) e pela deputada Liza Prado (PSB).
Sargento Rodrigues alertou sobre a crescente incidência de crimes violentos em Passos, Sul de Minas. De acordo com o deputado, os dados sobre a violência no município são motivo de preocupação e devem ser levados ao conhecimento dos agentes de segurança pública do Estado. “Em 2011, foram contabilizados 46 homicídios. Neste ano, até o momento, já foram registradas 17 ocorrências deste crime”, enfatizou.
Ainda segundo o parlamentar, o pedido de audiência pública foi motivado pelo movimento popular “Passos unida pela paz”, que levou 500 moradores para as ruas com o objetivo de requerer a efetivação de medidas capazes de promover a segurança na cidade e região.
Aumento de efetivo – A deputada Liza Prado solicitou reunião com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, para que ele preste esclarecimentos a respeito do planejamento da pasta. Ela requer que o secretário apresente os planos e as estratégias para melhorar o efetivo das forças policiais de Minas. “Precisamos reverter essa sensação de insegurança presente em muitas cidades mineiras”, concluiu.
Consulte a lista de todas as proposições analisadas.
Fonte: AL/MG