O município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a sexta cidade do interior de Minas Gerais a receber, nesta terça-feira (19/6/12), a Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo é dar continuidade à Campanha "Assine + Saúde", de coleta de assinaturas para apresentação à Câmara dos Deputados, de projeto de lei de iniciativa popular que determina a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública.
O evento terá início às 10 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na Avenida Rondon Pacheco, 2.100. Estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB); os deputados Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Elismar Prado (PT), a deputada Liza Prado (PSB), entre outros.
A Caravana da Saúde da ALMG foi lançada no último dia 13 de abril e faz parte do movimento nacional por mais recursos para a saúde, de iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM). Em Minas, conta com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), entre outros. A campanha já passou por Poços de Caldas (Sul), Uberaba (Triângulo), Montes Claros (Norte), Itaúna (Centro-Oeste) e Governador Valadares (Rio Doce) colhendo assinaturas para o abaixo-assinado.
Objetivo da Campanha – A meta geral do movimento é reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o País até 30 de junho. Para participar, o cidadão deve assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar sua data de nascimento e o nome completo da mãe. No site da ALMG, é possível baixar o formulário para coleta de assinaturas. Em Belo Horizonte, há postos de coleta de assinaturas na sede da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho e na Associação Médica, na Avenida João Pinheiro, 161, Centro.
Convidados – Foram convidados para participar do evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro Sobrinho; o presidente o Tribunal de Contas, conselheiro Wanderley Ávila; o presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Resende Pereira; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o juiz diretor do Foro da Comarca de Uberlândia, Paulo Fernando Naves de Resende; e o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques.
Também foram convidados o diretor das Promotorias de Justiça da Comarca de Uberlândia, promotor de Justiça Lúcio Flávio de Varia e Silva; a defensora pública-geral de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon Tonet; o coordenador local da Defensoria Pública de Minas Gerais, defensor público Fernando Orlan Pires Resende; o prefeito municipal de São Gonçalo do Pará e presidente da Associação Mineira de Municípios, Ângelo José Roncalli de Freitas; os presidentes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira; da Fiemg, Olavo Machado Júnior; do Conselho Federal da OAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior; da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho; da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MG, Luis Cláudio da Silva Chaves; da Federassantas, Saulo Converso Lara; da Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga; da Federaminas, Wander Luis Silva; e da Associação Mineira de Supermercados, José Nogueira Soares Nunes.
Fonte: AL/MG