Já está circulando e disponível para consulta a edição nº 21 dos Cadernos da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A seleção dos artigos teve como foco a atuação dos parlamentos. Os estudos, em perspectiva comparada, buscam oferecer uma contribuição ao movimento de interação e intercâmbio entre as casas legislativas.
A publicação é inaugurada com o artigo do professor e pesquisador da Universidade Autónoma Metropolitana-Xochimilco, do México, Álvaro F. López Lara, que examina o posicionamento dos legisladores estaduais nas votações nominais dos legislativos estaduais do México.
O segundo texto é de autoria dos professores Fábricio Ricardo de Lima Tomio, do Departamento de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFRP) e Paolo Ricci, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) sobre a dinâmica de funcionamento dos legislativos estaduais. O trabalho compara a produção de três assembleias legislativas (ES, MG e SP) no período de 15 legislaturas, de 1951 a 2010, reconhecendo semelhanças e diferenças.
O terceiro artigo, elaborado pelo professor de Direito Constitucional da PUC Minas Guilherme Wagner Ribeiro, que é consultor da ALMG e editor da publicação, busca verificar a existência de correlação entre o desempenho da função fiscalizadora das câmaras municipais e o tamanho do município.
No quarto artigo, a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Marta Mendes Rocha compara o desempenho das comissões permanentes das Assembleias Legislativas de Minas Gerais e da Bahia.
O último texto é de autoria do Analista Legilativo da Câmara dos Deputados Marcos Reis. Neste trabalho, ele examina a implementação da gestão estratégica na Câmara dos Deputados, com ênfase na área legislativa.
Fonte: AL/MG