AJUFE

Presidente do STJ recebe homenagens no Paraná

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná em solenidade realizada nesta segunda-feira (10) em Curitiba. A homenagem, concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná, foi proposta pelos deputados Valdir Rossoni (PSDB), presidente da casa, e Duílio Genari (PP).

Para o ministro Felix Fischer, a outorga do título lhe trouxe uma reflexão ao mesmo tempo “lógica e prazerosa”: se realmente é merecedor da homenagem, é porque aproveitou as oportunidades oferecidas pelo Paraná, estado onde atuou como membro do Ministério Público de 1974 a 1996 e foi professor universitário de diversas instituições.

“Acredito nessa assertiva porque, do primeiro ao último dia de trabalho, dediquei-me com afinco e seriedade ao propósito de bem atender à coletividade. Por isso, hoje me sinto realizado como homem, como pai de família, como representante do Ministério Público e, agora, legitimamente, como cidadão paranaense”, afirmou o presidente do STJ.

O governador do Paraná, Beto Richa, que prestigiou a cerimônia, afirmou que o título de Cidadão Honorário é uma homenagem “justa e merecida” e “um reconhecimento mais que devido” ao trabalho do presidente do STJ e à sua colaboração com as instituições do estado.

Rossoni também falou sobre os desafios assumidos pelo presidente do STJ ao tomar posse no cargo, em 31 de agosto último, principalmente em relação à necessidade de dar mais agilidade à tramitação dos processos. O aperfeiçoamento do processo eletrônico, de acordo com o deputado, é preocupação permanente tanto no STJ quanto na Assembleia Legislativa do Paraná, onde a virtualização dos processos vem sendo implantada há dois anos. Para Rossoni, o ministro Fischer é um exemplo “daqueles que produzem ainda mais diante das adversidades”.

Associado benemérito

Ainda nesta segunda-feira, o ministro foi homenageado pela Associação do Ministério Público do Paraná com o título de Associado Benemérito. Ressaltando sentir-se extremamente honrado pela homenagem, o ministro lembrou de sua jornada no Ministério Público do Paraná.

“Unidos por um objetivo comum – o de bem servir à comunidade –, lutamos e crescemos como profissionais e, principalmente, como seres humanos. Sempre companheiros, soubemos conviver e respeitar-nos. Por tudo isso, a saudade há de ser eterna”, assinalou o presidente do STJ.

O ministro Felix Fischer destacou ainda que o estado do Paraná proporcionou a ele iniciar a sua caminhada para a presidência do STJ, função que ocupa com muita “determinação e orgulho”.

“Representando os meus primeiros passos, esta importante instituição classista brinda-me com o título de associado benemérito, honra que recebo com a certeza de que ela também é fruto da sincera amizade que me vincula aos companheiros de uma das mais nobres ocupações da sociedade”, disse Fischer.

Com informações da assessoria de imprensa do STJ e da ALPR.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do STJ recebe homenagens no Paraná. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/presidente-do-stj-recebe-homenagens-no-parana/ Acesso em: 08 jul. 2025