
O Brasil sediará, de 7 a 10 de novembro, a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC). Promovida pela Transparência Internacional (TI), organização não-governamental dedicada ao combate à corrupção em todo mundo, e organizada pela Amarribo Brasil (representante da TI no Brasil) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio do Instituto Ethos, o evento acontecerá em Brasília (DF) e reunirá chefes de Estado, sociedade civil e os setores público e privado para discutir boas práticas, compartilhar experiências e traçar estratégias comuns para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção.
“Vamos apresentar o mapeamento dos avanços ocorridos desde a última conferência, em 2010, em Bancoc, na Tailândia, discutir e replicar as boas práticas, traçar diretrizes a serem implementadas pelos governos em relação ao combate à corrupção e formar novos agentes de mudança, qualificando os já atuantes na luta anticorrupção”, declara Leo Roberto Galdino Torresan, presidente da Amarribo Brasil. “Esperamos que, com a conferência, o tema corrupção seja trazido intensamente ao centro dos debates e, com isso, aumente a conscientização de cidadãos, entidades, poder público e empresas sobre dos danos que ela causa ao Brasil”, completa Torresan.
A Transparência Internacional convidou o Brasil a sediar a 15ª IACC em reconhecimento à importância que o país tem atribuído ao tema da luta contra a corrupção e pelo protagonismo e liderança que tem exercido nesta área.
Para o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, “ao sediar a conferência, o Brasil poderá ampliar a discussão, com os países convidados, sobre as medidas implementadas na área e os grandes avanços alcançados, fortalecendo nossa posição de liderança como referência global na promoção da transparência e na prevenção e combate à corrupção”.
Temas
• Impunidade: soluções e repostas contra a impunidade.
• Pós Rio+20: estamos em um caminho para um futuro transparente e sustentável?
• Dinheiro Público: como garantir a transparência e o controle social da gestão pública – ações de todos os setores da sociedade.
• Corrupção nos esportes: jogos limpos dentro e fora de campo – Copa 2014 e Olimpíadas 2016.
• Transição de governos e corrupção: como garantir transições políticas que levem a governos justos e transparentes.
• Agenda global de governança contra a corrupção.
Inscrições abertas
As inscrições para a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.15iacc.org. O processo de inscrição é coordenado pela Transparência Internacional, e os recursos arrecadados serão destinados à entidade.
Fonte: AJUFE