Requerimentos

Modelo de denúncia trabalhista por atraso no pagamento de salários

[TEXTO DE INTRODUÇÃO]

O atraso no pagamento de salários é um problema que pode afetar trabalhadores de todas as áreas e níveis de experiência. Quando um empregador não paga os salários de seus funcionários no prazo estabelecido, isso pode causar sérios problemas financeiros e emocionais para os trabalhadores e suas famílias.

Além disso, o atraso no pagamento de salários pode afetar a confiança e a lealdade dos funcionários em relação à empresa e pode levar ao aumento da rotatividade de pessoal. É importante que empregadores e empregados trabalhem juntos para garantir que os salários sejam pagos de forma consistente e no prazo estabelecido, a fim de manter uma relação de trabalho saudável e produtiva.

Confira a seguir um modelo de denúncia trabalhista por atraso no pagamento de salários: 

[MODELO]

Venho por meio desta denúncia informar o atraso no pagamento de salários por parte da empresa [nome da empresa] em que trabalho. De acordo com o contrato de trabalho firmado entre a empresa e eu, o pagamento de salários deveria ser efetuado até o [dia] de cada mês. No entanto, até o momento, o salário referente ao mês de [mês] ainda não foi pago.

Esse atraso já se tornou um problema recorrente na empresa, o que tem gerado sérias dificuldades financeiras e emocionais para mim e minha família. Além disso, o atraso no pagamento de salários é violação do artigo 483, §1º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que estipula que o pagamento dos salários deve ser feito até o último dia útil do mês subsequente ao da prestação dos serviços.

Além disso, como estabelecido pelo precedente normativo nº 72 do TST (Tribunal Superior do Trabalho): “Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.”

Solicito, portanto, a intervenção das autoridades competentes para que essa situação seja resolvida o mais breve possível e os salários sejam pagos em dia.

Agradeço desde já pela atenção a este problema.

Atenciosamente,

[Nome do denunciante]

 
Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de denúncia trabalhista por atraso no pagamento de salários. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2023. Disponível em: https://investidura.com.br/documentos/requerimentos/modelo-de-denuncia-trabalhista-por-atraso-no-pagamento-de-salarios/ Acesso em: 21 mai. 2024