Você já namorou seu cliente hoje?
Gustavo Rocha*
Como pode ser categorizada a relação com o seu cliente?
Uma relação de consumo?
Uma relação de parceria?
Quiçá de amizade?
Muitas são as formas em que os advogados se relacionam com os seus clientes. Alguns iniciam a relação profissional pela amizade, outros pelo networking e depois viram amigos, em fato, o advogado é um profissional de entranhas.
Por que de entranhas?
Porque ele conhece como ninguém o seu cliente. Para auxilia-lo, ele precisa conhecer seus problemas, suas ditas fraudes (afinal cliente nunca erra, dizem que ele errou) e precisa entender de pscicologia para explicar porque um alvará pode demorar mais de 6 meses para sair e isto não quer dizer que o advogado está com o dinheiro…
Desta forma, a relação cliente – advogado é muito mais que uma simples relação de consumo, parceria ou amizade.
É uma relação de amor.
Por que amor?
Porque o amor é que povoa o dever inconsciente de sermos felizes.
Porque o amor é a mola mestra do universo e consequentemente da Justiça (aquela Justiça com J maísculo e não decisões judiciais por aí).
O amor é que nos faz carinhosos, dedicados, servientes, ou seja, perfeitos para o atendimento.
E falando no dia dos namorados, você já namorou o seu cliente hoje?
Atenção, carinho, respeito são instrumentos de atendimento fundamentais para a manutenção da relação cliente – advogado.
Não esqueça de namorar o seu cliente!!!
Seja gentil, cortez, sensível ao problema dele, aja com profissionalismo, independente do grau de amizade ou parentesco, enfim, o ame de verdade.
O amor irá povoar esta relação e tornará a beleza do relacionamento cliente – advogado maior ainda!
Não esqueça que o que separa o amor e o ódio é uma linha tênue… Muita paciência e tolerância são recomendados para que amor seja sempre eterno.
Da mesma forma, faça aquilo que Cristo sempre nos ensinou: Perdoe.
Perdoe o seu cliente pela falta de paciência dele;
Perdoe o seu cliente por te acusar injustamente;
Perdoe o teu cliente por achar que tu não presta;
Perdoe o teu cliente por tudo que ele fez de ruim, afinal, o amor e o perdão são complementos e nunca andam sozinhos…
Como estamos no dia dos namorados, perdoe também o amor pessoal…
Perdoar só faz bem a alma, ao coração e a mente.
Perdoar sempre nos traz a paz e o contente…
Perdoe a todos, minha gente!
Um feliz dia dos namorados para você, seu cliente e seu amor, seja ele nesta vida ou onde for!!!
Agora responda sinceramente: Você já amou hoje o seu cliente?
FONTE/ORIGEM => http://blog.gestao.adv.br
* Diretor da Gestão.Adv.br