Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Você já namorou seu cliente hoje?

Você já namorou seu cliente hoje?

 

 

Gustavo Rocha*

 

 


Como pode ser categorizada a relação com o seu cliente?

 

Uma relação de consumo?

 

Uma relação de parceria?

 

Quiçá de amizade?

 

Muitas são as formas em que os advogados se relacionam com os seus clientes. Alguns iniciam a relação profissional pela amizade, outros pelo networking e depois viram amigos, em fato, o advogado é um profissional de entranhas.

 

Por que de entranhas?

 

Porque ele conhece como ninguém o seu cliente. Para auxilia-lo, ele precisa conhecer seus problemas, suas ditas fraudes (afinal cliente nunca erra, dizem que ele errou) e precisa entender de pscicologia para explicar porque um alvará pode demorar mais de 6 meses para sair e isto não quer dizer que o advogado está com o dinheiro…

 

Desta forma, a relação cliente – advogado é muito mais que uma simples relação de consumo, parceria ou amizade.


É uma relação de amor.

 

Por que amor?

 

Porque o amor é que povoa o dever inconsciente de sermos felizes.

 

Porque o amor é a mola mestra do universo e consequentemente da Justiça (aquela Justiça com J maísculo e não decisões judiciais por aí).

 

O amor é que nos faz carinhosos, dedicados, servientes, ou seja, perfeitos para o atendimento.

 

E falando no dia dos namorados, você já namorou o seu cliente hoje?

 

Atenção, carinho, respeito são instrumentos de atendimento fundamentais para a manutenção da relação cliente – advogado.

 

Não esqueça de namorar o seu cliente!!!

 

Seja gentil, cortez, sensível ao problema dele, aja com profissionalismo, independente do grau de amizade ou parentesco, enfim, o ame de verdade.

 

O amor irá povoar esta relação e tornará a beleza do relacionamento cliente – advogado maior ainda!

 

Não esqueça que o que separa o amor e o ódio é uma linha tênue… Muita paciência e tolerância são recomendados para que amor seja sempre eterno.

 

Da mesma forma, faça aquilo que Cristo sempre nos ensinou: Perdoe.

 

Perdoe o seu cliente pela falta de paciência dele;

 

Perdoe o seu cliente por te acusar injustamente;

 

Perdoe o teu cliente por achar que tu não presta;

 

Perdoe o teu cliente por tudo que ele fez de ruim, afinal, o amor e o perdão são complementos e nunca andam sozinhos…

 

Como estamos no dia dos namorados, perdoe também o amor pessoal…

 

Perdoar só faz bem a alma, ao coração e a mente.

 

Perdoar sempre nos traz a paz e o contente…

 

Perdoe a todos, minha gente!

 

Um feliz dia dos namorados para você, seu cliente e seu amor, seja ele nesta vida ou onde for!!!

 

Agora responda sinceramente: Você já amou hoje o seu cliente?

 


FONTE/ORIGEM => http://blog.gestao.adv.br

 

 

* Diretor da Gestão.Adv.br

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Você já namorou seu cliente hoje?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/voce-ja-namorou-seu-cliente-hoje/ Acesso em: 10 mar. 2025