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SWOT e o marketing jurídico

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“Concentre-se nos
pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se
contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.)

A frase de Sun Tzu em 500 antes
de Cristo nos remonta a uma técnica amplamente utilizada na administração
moderna: SWOT.


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Swot é uma sigla em inglês
que diz:

Strengths – Força

Weaknesses – Fraqueza

Opportunities – Oportunidade

Threats – Ameaça

Dentro destes 4 conceitos, temos
que analisar dois deles no ambiente interno (Força e Fraqueza) e dois no
ambiente externo (Oportunidades e Ameaça), como mostra este diagrama acima.

Na advocacia necessitamos desta
análise para começarmos um trabalho sério de marketing jurídico.

Como assim?

O ambiente interno é o local
onde podemos definir o que vai acontecer. Assim, analisar nossos pontos fortes,
nossas potencialidades é fundamental para sabermos o que fazemos melhor do que
o resto do mercado. Igualmente, precisamos analisar no que estamos fracos para
melhorarmos nossos controles e padronização de gestão para o crescimento.

Já o ambiente externo está
totalmente fora do controle do escritório. Mas, apesar de não poder
controlá-lo, o escritório deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma
a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Oportunidades de negócio
surgem diariamente. Sempre temos novos mercados, novos fatos ocorrendo na
economia, administração pública, consumidor, etc. As ameaças são concorrentes que
estão crescendo dentro da sua área de atuação que podem ter o mesmo foco que o
seu, por exemplo.

Ideias básicas, portanto:

Forças e Oportunidades – Salientar/desenvolver os pontos fortes
para aproveitar ao máximo as oportunidades encontradas.

Forças e Ameaças – Salientar/desenvolver os pontos fortes
para minimizar os efeitos das ameaças existentes.

Fraquezas e
Oportunidades

Buscar estratégias que possam minimizar os pontos fracos e alcançar as
oportunidades que existem.

Fraquezas e Ameaças – Da mesma forma, as estratégias que
possam minimizar os pontos fracos e barrar eventuais ameaças.

Utilizando esta ideia de SWOT,
podemos começar um bom e eficiente planejamento de marketing jurídico.

Em bom português, se você tem um
escritório forte em direito tributário como montar sua matriz de SWOT:

Pontos fortes: Conhecimento
específico em direito tributário, produtos a, b, c, etc desenvolvidos.

Pontos fracos: Não agrega outra
área de atuação (a exemplo do trabalhista, que é sempre buscado em conjunto
pelas empresas)

Oportunidades: Mercado
terceiriza principalmente tributário e o trabalhista das empresas.

Ameaças: Escritórios já
consolidados em ambas as áreas.

Como resolver: Estratégia de uma
nova área ou de produtos diferenciados dentro do direito tributário, demonstrando
que a especificação nesta área é sua expertise de excelência.

Esta é a dica para início desta
ideia. Você, que conhece o seu escritório, o seu negócio, o seu mercado é que
tem total condição de montar esta estratégia de maneira adequada e eficiente.

Invista tempo na sua estratégia.
Utilize o SWOT e todas as ideias que puder para o crescimento do seu negócio.
Pensar no seu escritório não é perda de tempo, é investimento com ampla
possibilidade de retorno.

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

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Como citar e referenciar este artigo:
AMPAS,. SWOT e o marketing jurídico. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/swot-e-o-marketing-juridico/ Acesso em: 02 dez. 2025